Câmbio:

Idiomas:

Doméstico segurou o crescimento do Turismo em 2011, diz Braztoa

Foto de Equipe Mercado & Eventos

Equipe Mercado & Eventos

Publicado - 01/08/2012 - 13:43

.
.

Durante o lançamento do Anuário Braztoa 2012, o presidente Marco Ferraz (foto), destacou que a grande surpresa do ano passado foi o aquecimento das vendas no mercado doméstico que superou em 37,4% o ano de 2010 no faturamento e em 23,6% em passageiros transportados. O internacional manteve a média de 23%. “O mercado doméstico esteve aquecido em 2011. Além disso, o aumento do consumo da classe média foi expressivo para estas mudanças”, disse.

O faturamento do mercado doméstico do ano passado representou R$ 4,9 bilhões contra R$ 3,6 bilhões de 2010. Os paxs transportados representaram 4,3 milhões em 2011, quando no ano anterior o número foi de 3,4 milhões. No segmento doméstico, a grande parte das vendas somam “aéreo e terrestre”, com 58% do montante das operadoras. “Esse movimento gerou R$2,9 bilhões em 2011”, comentou.

Outro dado que mostrou o crescimento de vendas dos operadoras Braztoa foram os pacotes “somente terrestre”. Ferraz acredita que a concorrência dos veículos online de venda de bilhetes aéreos favoreceu este segmento dentro das associadas. “As vendas deste tipo de pacote [somente terrestre] foi 19% maior que em 2010”, comenta. Na relação entre “aéreo e terrestre” e “somente terrestre”, a expansão de faturamento foi de 30% e 117%, respectivamente.

Localidades – De acordo com o Datatur, da Braztoa, a região Nordeste do País se destaca com 54% do faturamento do doméstico em 2011, seguida pelo Sudeste com 30%, e Sul que representou 12%. As regiões Norte e Centro-Oeste somaram 4%. “Para este ano a expectativa continua. Devemos crescer 10% no geral das vendas entre os operadores. Neste cenário, por conta das questões econômicas, o doméstico deve despontar mais uma vez”, finaliza.

Luciano Palumbo