Câmbio:

Idiomas:

“Em Tese”: Embratur e ANPTUR premiam pesquisas inovadoras do projeto

unnamed 2025 09 19T164740.316 "Em Tese": Embratur e ANPTUR premiam pesquisas inovadoras do projeto
Parceria financia produção científica com foco em inovação, sustentabilidade , diversidade e políticas públicas, buscando transformar o setor com base em dados e conhecimento científico (Divulgação/Geremias Orlandi)

A Embratur e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) divulgaram as quatro propostas de pesquisa de pós-graduação vencedoras do edital Em Tese – Fomentando a Pesquisa para o Turismo Internacional do Brasil. O anúncio aconteceu nesta semana durante o XXII Seminário ANPTUR e X CLAIT na Universidade de Caxias do Sul (RS). A iniciativa é uma parceria da associação com o EmbraturLab, o laboratório de inovação da Agência.

O programa Em Tese visa incentivar a produção de conhecimento e a inovação, além de contribuir para a qualificação do turismo brasileiro. O objetivo é ampliar a produção de conhecimento qualificado, identificar gargalos e propor soluções científicas para os desafios do setor de turismo no país. Fruto de um termo de colaboração entre as duas instituições, o edital busca apoiar pesquisas de pós-graduação (stricto sensu) na área de turismo, com investimento total de R$ 400 mil.

Ao todo, o edital recebeu 11 propostas. Os quatro trabalhos vencedores abordam temas sobre competitividade internacional de destinos brasileiros, sustentabilidade, gastronomia e imagem de destinos e turismo audiovisual e soft power. Cada um receberá um financiamento de até R$ 100 mil para o desenvolvimento de seus projetos, promovendo a integração de instituições de diferentes estados. De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o trabalho vai aproximar a academia do mercado.

“Nossas ações de promoção internacional são guiadas por inteligência e dados, mas queremos ir além. Entendemos que para inovar de maneira consistente, é preciso investir na base do conhecimento. Por isso, essa parceria é tão simbólica: não existe inovação sem pesquisa, e a pesquisa de excelência nasce nas universidades. Ao fomentar a ciência no turismo, estamos construindo estratégias mais sofisticadas e eficazes para que a visita de cada turista internacional se converta em mais desenvolvimento, emprego e renda para todo o Brasil”, disse Freixo.

O presidente da ANPTUR, Osiris Marques, destacou a importância dos estudos para “potencializar as oportunidades do turismo no Brasil”. “O projeto Em Tese, em parceria com a Embratur, reafirma nosso compromisso em aproximar ciência e prática, unindo rigor acadêmico e visão estratégica para enfrentar os desafios e potencializar as oportunidades do turismo no Brasil. Essa iniciativa é um passo decisivo para consolidar o país como destino internacional competitivo e sustentável, mostrando que o futuro do turismo brasileiro se constrói com pesquisa, inovação e cooperação”, afirmou Osiris.

Conheça os trabalhos vencedores

Liderada pela professora Christianne Luce Gomes, a pesquisa Brasil Criativo, com Afeto para Você – Reconhecimento Afetivo de Cidades Criativas investiga como as experiências gastronômicas influenciam a imagem de cidades como Belém (PA) e Belo Horizonte (MG), usando o conceito de Neuroturismo. O estudo analisa o papel do afeto na atratividade de destinos criativos, com uma metodologia que combina teoria e dados empíricos de especialistas, turistas e residentes para criar indicadores que sirvam como base para estratégias de imagem e governança.

Já o trabalho Competitividade Internacional do Turismo no Brasil no Contexto de Transição Climática, coordenado por Paulo Henrique Assis Feitosa, analisa a competitividade do turismo brasileiro em um cenário de transição para uma economia de baixo carbono. A pesquisa investiga os fatores que limitam a posição do país no mercado global, utilizando dados de 2010 a 2024 para criar indicadores de competitividade e pegada de carbono. Os resultados incluem diagnóstico comparativo e recomendações para políticas públicas e estratégias de promoção internacional.

A proposta encabeçada por Verônica Feder Mayer, Comportamento (In)Sustentável no Turismo, investiga os fatores que influenciam o comportamento de turistas internacionais no Brasil, com foco no setor hoteleiro. O estudo utiliza entrevistas com gestores e um questionário para identificar as práticas, barreiras e oportunidades. Os resultados servirão para orientar redes hoteleiras e apoiar a promoção internacional do país, atraindo turistas alinhados à sustentabilidade.

Já a pesquisa Turismo Cinematográfico e Soft Power, coordenada por André Riani Costa Perinotto, busca criar diretrizes estratégicas para usar o audiovisual brasileiro como ferramenta para promover o turismo internacional. O estudo prevê um diagnóstico das film commissions, levantamento de boas práticas e estudos de caso para analisar o perfil do turista cinematográfico. O resultado será um guia estratégico e recomendações para a Embratur, alinhadas ao Plano Brasis, para reforçar a marca-país e a experiência turística através de filmes e séries.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *