Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos / Hotelaria

Embratur assina acordo com Resorts Brasil na Abav Expo 2023; saiba detalhes da parceria

Fotos tratadas Carol Stolf 00002 Embratur assina acordo com Resorts Brasil na Abav Expo 2023; saiba detalhes da parceria

Carolina Stolf, coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur (Divulgação)

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) prepara uma série de ações especiais para a 50ª edição da Abav Expo, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Numa parceria com o M&E, a Embratur começa a divulgar neste sábado (23) uma série de entrevistas com seus especialistas sobre o que podemos esperar de novidades provindas da agência durante os três dias de feira.

Uma delas é um acordo especial que será assinado com a Resorts Brasil já no primeiro dia de evento. Um plano de trabalho será construído para ampliar a divulgação dos resorts brasileiros em feiras e em campanhas publicitárias. A parceria inédita, já com plano de trabalho finalizado, pretende fazer a promoção dos 81 resorts brasileiros nos mercados internacionais, para ganhar competitividade na América Latina e disputar mercado com o Caribe.

A parceria inédita, já com plano de trabalho finalizado, pretende fazer a promoção dos 81 resorts brasileiros nos mercados internacionais, para ganhar competitividade na América Latina e disputar mercado com o Caribe

Na parceria, estão previstas ações de promoção em campanhas publicitárias, participação nas feiras internacionais, como a FIT (Argentina) e a FITPar (Paraguay), e ações de qualificação do trade para melhor receber o turista estrangeiro. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, projeta que essa parceria tem a missão de colocar o Brasil como um destino competitivo para o perfil de turista que opta por resorts, e hoje busca principalmente destinos do Caribe.

Design sem nome 2023 09 22T190706.355 Embratur assina acordo com Resorts Brasil na Abav Expo 2023; saiba detalhes da parceria

Embratur tem a missão de colocar o Brasil como um destino competitivo para o perfil de turista que opta por resorts, e hoje busca principalmente destinos do Caribe (Divulgação)

“Existe uma demanda consolidada e crescente para resorts all inclusive, que aumentou no pós-pandemia. É nosso desafio que o Brasil consolide a imagem de um país com diversidade de produtos, qualidade e competitividade nesse mercado. O estrangeiro tem tempo de permanência maior, vem ao longo de todo ano, e aproveita que está no Brasil para conhecer nosso país, optam por fazer mais passeios nos destinos, compram nosso artesanato, gerando emprego e renda dentro e fora dos resorts”, destaca Freixo.

A coordenadora de Mercados Internacionais da Embratur, Carolina Stolf, detalha com exclusividade para o MERCADO & EVENTOS a leitura estratégica da Embratur sobre o mercado de resorts no Brasil, o objetivo da parceria com o Resorts Brasil, e os projetos conjuntos que serão executados nos próximos meses e anos. Leia tudo abaixo.

MERCADO & EVENTOS – Qual a finalidade deste acordo? Como as duas instituições trabalharão conjuntamente?

Carolina Stolf – Historicamente, esse segmento no Brasil passou por uma série de transformações. Desde os anos 2000, são empreendimentos que convivem com forte concorrência de outros produtos de hospitalidade, notadamente os cruzeiros marítimos e mais recentemente os resorts brasileiros concorrem com empreendimentos de mesma tipologia localizados sobretudo no Caribe, e dos resorts de esqui da América do Sul, os da Argentina e, a partir de 2010, resorts chilenos.

“A parceria da Associação Resorts Brasil e Embratur é firmada com o objetivo de unir esforços e ações que contribuirão para melhorar o desempenho mercadológico e financeiro desses empreendimentos”

É importante destacar que resorts são produtos consolidados no mercado internacional, possuem historicamente uma demanda consistente, que cresce no pós-pandemia, quando o turista internacional privilegia essa experiência completa em destinos de sol e praia e natureza, mas onde eles também podem experimentar a culinária e a cultura local, através de atividades presentes nesse tipo de acomodação. O Brasil, dada a sua diversidade cultural inigualável, oferece uma ampla gama de experiências singulares, de norte a sul do país.

Fotos Carol 00031 Embratur assina acordo com Resorts Brasil na Abav Expo 2023; saiba detalhes da parceria

Carol Stolf detalhou a parceria com a Resorts Brasil em entrevista ao M&E (Divulgação)

A parceria da Associação Resorts Brasil e Embratur é firmada com o objetivo de unir esforços e ações que contribuirão para melhorar o desempenho mercadológico e financeiro desses empreendimentos, gerar receitas para o turismo, melhorar a reputação internacional do Brasil como um lugar de resorts competitivos e atrativos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de diversas regiões do Brasil.

“Também vamos atuar na capacitação dos agentes de viagens, do conhecimento dos produtos que temos para oferecer até a conversão, garantindo que vamos fechar importantes negócios e ampliar a chegada de estrangeiros”

A parceria com associação de Resorts é inédita, um Acordo de Cooperação Técnica que já tem um detalhado e rico plano de trabalho, e que tem execução imediata, já vamos ter um direcionamento na promoção dos resorts brasileiros na nossa campanha de publicidade da América Latina, que vamos lançar nos próximos dias, e em nossa participação na FIT Argentina, no começo de outubro. Essa parceria envolve várias ferramentas, e prevê também ações de relacionamento, para que o pacote incluindo aéreo esteja na prateleira dos principais países emissores.

Também vamos atuar na capacitação dos agentes de viagens, do conhecimento dos produtos que temos para oferecer até a conversão, garantindo que vamos fechar importantes negócios e ampliar a chegada de estrangeiros.

M&E – Qual a importância da ampliação da chegada de turistas estrangeiros para os resorts brasileiros?

Carolina Stolf – Nossos resorts hoje majoritariamente recebem público brasileiro e são afetados pela sazonalidade ao longo do ano, mas também durante os dias da semana. O turista internacional tem outro perfil de consumo, ele tem um período maior de estadia, e faz um aproveitamento maior do consumo cultural do destino onde o resort é localizado, ele aproveita a oportunidade que tem de estar aqui e quer conhecer os destinos, compra pacotes durante o dia, movimentando ainda mais a economia.

M&E – Como conferir maior competitividade aos resorts “all inclusive” brasileiros em comparação com os mesmos produtos do Caribe?

Carolina Stolf – Vamos atuar articulando com companhias aéreas e operadoras para sermos competitivos na precificação, além de ampliar o investimento no plano de promoção, tanto no âmbito B2B com os parceiros da Embratur, quanto o B2C, para o produto de resorts brasileiros ficarem no imaginário do turista estrangeiro, status que o Caribe hoje já alcançou, por exemplo.

M&E – Atualmente, os resorts brasileiros têm potencial para atender essa demanda?

rio quente Embratur assina acordo com Resorts Brasil na Abav Expo 2023; saiba detalhes da parceria

A oferta crescente desse tipo de acomodaçã e a melhoria contínua dos índices de avaliação por parte dos visitantes são dimensões importantes a serem evidenciadas através de uma estratégia de divulgação desse segmento (Divulgação/Rio Quente)

Carolina Stolf – A Resorts Brasil tem realizado um excelente trabalho, apoiando com a capacitação dos resorts. O equipamento de resorts vem se apresentando com um enorme potencial para ser um ativo turístico que contribua para ampliar os fluxos de viajantes internacionais no país. A oferta crescente desse tipo de acomodação, com previsão de aumento no número de quartos até 2025, e a melhoria contínua dos índices de avaliação por parte dos visitantes são dimensões importantes a serem evidenciadas através de uma estratégia de divulgação desse segmento.

“Além do desafio de ampliar a promoção do destino Brasil e melhorar o posicionamento de nosso país como destino competitivo no mercado global de viagens, é importante trabalhar em parceria com a associação Resorts Brasil no sentido de ampliar a competitividade desse segmento da hotelaria brasileira”

Além do desafio de ampliar a promoção do destino Brasil e melhorar o posicionamento de nosso país como destino competitivo no mercado global de viagens, é importante trabalhar em parceria com a associação Resorts Brasil no sentido de ampliar a competitividade desse segmento da hotelaria brasileira. Nesta parceria, vamos juntos fomentar a adoção de novas práticas para exportação, como línguas.

“Embratur vem para apoiar e consolidar uma estratégia de promoção internacional, de uma forma que evidencie os diferenciais dos resorts brasileiros nos mercados emissores internacionais”

Os desafios a serem enfrentados dizem respeito a consolidar processos de inovação, práticas inclusivas e de sustentabilidade, o que a Resorts Brasil já conduz muito bem com os seus associados. Agora, a Embratur vem para apoiar e consolidar uma estratégia de promoção internacional, de uma forma que evidencie os diferenciais dos resorts brasileiros nos mercados emissores internacionais. Essa é uma parceria que tem tudo para trazer um importante resultado para o incremento do turismo em nosso país.

PERFIL – Carol Stolf é Bacharel em Turismo e pós-graduada em Gestão de Vendas e Marketing, tem especialização em Gestão de pessoas e liderança. Estudou no Summer Business Program – Strategic Management pela Harvard Extension School, Business Travel Expert pela Academia de Viagens e Hotel Real Estate and Asset Management pela Cornell University. Foi gerente de vendas da Accor Hotels e, a partir de 2016, ocupou o cargo de diretora regional de vendas da rede hoteleira no Rio de Janeiro. Em 2019, assumiu como diretora regional de vendas de São Paulo. Em 2023, assumiu a coordenadora de Mercados Internacionais da Gerência de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur.

Receba nossas newsletters