A Embratur assinou nesta quinta-feira (13), um protocolo de intenções com o Amazonas Travel Cluster de Turismo para promover a Amazônia internacionalmente. A formalização ocorreu após uma reunião na sede da Embratur em Brasília, com a presença de representantes da agência e empresários do setor turístico do Amazonas.
A medida servirá também para fortalecer a “Marca Brasil” e apoiar ações de promoção do turismo sustentável. A Embratur se compromete a apoiar essas iniciativas e fornecer dados técnicos, enquanto o Amazonas Travel Cluster disponibilizará os meios para a execução do protocolo, identificando experiências turísticas adequadas para o mercado internacional.
“Essa é uma pauta para aproximarmos a Embratur da realidade dos destinos da Amazônia e sabermos como podemos ajudá-los na promoção internacional. Criamos um setor de inteligência de dados que está à disposição do setor público e do privado para ajudar na tomada de decisão de quem está na ponta. No turismo, esses dois mundos tem que se entender. Nós temos uma capacidade de promoção internacional que vocês precisam e, vocês, o conhecimento dos destinos e das necessidades locais que nós precisamos”, afirmou o presidente da Embratur”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O Amazonas Travel Cluster de Turismo é uma aliança de pequenos e médios hotéis e pousadas focada no turismo de selva no Amazonas. A Embratur já vem desenvolvendo parcerias institucionais, como a Rotas Amazônicas Integradas (RAI), e planeja uma press trip com comunicadores dos Estados Unidos durante o Festival de Parintins, em junho.
O encontro contou com a participação do diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd, do gerente de Mercados e Eventos Internacionais, Bruno Reis, da gerente de Gabinete da Diretoria de Marketing Internacional, Kátia Bitencourt, da coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado, Carina Camara, e da coordenadora da Região Norte, Roselene Medeiros. Pelo grupo de empresários, participaram Antonio Augusto Orcesi da Costa Filho, Caio Fonseca, Kleber Augusto Bechara de Oliveira, e Ian Ribeiro, presidente da Amazonastur.
Antonio Augusto Orcesi enfatizou que a Região Norte tem potencial para se tornar uma porta de entrada para o Brasil, mencionando a curta duração do voo de Miami para Manaus. O executivo também enfatizou a evolução dos hotéis de selva, que agora oferecem experiências mais intimistas e responsáveis ambientalmente, como a gastronomia local e guias nativos.
“Hoje a realidade dos hotéis de selva da Amazônia mudou. Deixou de ser de grandes empreendimentos. Temos hotéis de pequeno porte com uma experiência muito mais intimista e responsável [ambientalmente]. Trabalhamos com a gastronomia local, tem um guia caboclo que viveu na floresta a vida toda e que vai apresentar a trilha a partir dos seus conhecimentos da Amazônia”, exemplificou.