A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participa da Vitrine Turística (Anato 2022), considerada a feira internacional de turismo mais importante da Colômbia, desta quarta (23) até sexta-feira (25). Em 198 m², o estande próprio da Agência, em parceria com o Ministério de Turismo, contará com a participação de 19 co-expositores que promoverão destinos e produtos para o público participante.
No total, esperam-se mais de 6,5 mil reuniões em todo o evento, que contará com mais de 10 mil visitantes profissionais do setor turístico. “Um de nossos principais objetivos é participar de rodadas de negócios para fortalecer o contato com os clientes habituais, gerar novas relações e promover o posicionamento da marca, os produtos e os serviços brasileiros. Essa é a missão da Embratur durante a Anato 2022”, explica o presidente da Agência, Carlos Brito.
Entre os principais sócios comerciais do Brasil na América do Sul, Colômbia compartilha uma fronteira terrestre de mais de 1.600 quilômetros de bioma amazônico e é responsável por um intercâmbio bilateral total de US$ 3,6 milhões.
“Nesta edição da Anato, temos o desafio de demonstrar que o Brasil está preparado para receber novamente aos colombianos, com a vacinação extensiva contra a Covid-19 já realizada no país. devido à pandemia, tivemos uma queda repentina de viajantes da Colômbia em nosso país, de 126 mil em 2019 para 27 mil em 2020. É hora de retomar e voltar para o Brasil”, explica Carlos Brito.
CAPACITAÇÃO – Para apresentar as belezas que tem o Brasil e reforçar que é possível que os colombianos planejem visitar novamente o país, a Embratur realizará a capacitação “Os Tesouros do Brasil” hoje e amanhã (24). Presencialmente na feira, o presidente da Embratur já tem agendadas reuniões com companhias aéreas (Avianca, Latam e Copa) e com representantes do corpo diplomático dos países participantes.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO – Também está prevista a assinatura de um Memorando de Entendimento com a ProColombia, organismo encarregado de promover o turismo na Colômbia, para ações de promoção conjunta para incrementar o fluxo turístico entre os países.
Segundo a gerência de Inteligência Competitiva e de Marketing para o Turismo da Embratur, os viajantes colombianos preferem o Turismo de Experiências, o Turismo de Natureza e Aventura, os Parques Temáticos e também os destinos com inovação tecnológica. Rio do Janeiro e São Paulo são os principais receptores de colombianos no Brasil.