Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Experiência italiana com turismo termal é foco do Benchmarking

Entre os dias 13 e 19 de junho; um grupo de empresários brasileiros esteve na Itália participando do programa “Benchmarking 2010 – Excelência em Turismo; aprendendo com as melhores práticas internacionais”. O programa é executado pela Abav em parceria com o Sebrae; Embratur e Ministério do Turismo.

Na viagem em questão; o foco de observação foi o turismo termal. Para o diretor do ICCABAV e gestor do programa; Antonio Azevedo; “esse segmento no Brasil passa a ter nova dimensão e novo horizonte a partir desta visita técnica; que agrega processos de inovação e novos métodos de gestão”; afirmou.

Os empresários selecionados tiveram reuniões com operadores e representantes do governo da Toscana e fizeram visitas técnicas a hotéis; spas e resorts instalados nas cidades de Monsummano; Montecatini; San Casciano dei Bagni; Bagno Vignoni;  Chianciano e Florença.

Para Karla Buzzi; consultora técnica do projeto; ficou claro uma tendência do setor de distanciar o termalismo do conceito de tratamento e cura de doenças e posicionar a atividade sob o ponto de vista do bem-estar e da saúde preventiva.  “A atividade termal precisa se renovar e inovar para manter o mercado”; disse.

Principal destino de termalismo do mundo; a região italiana da Toscana recebe anualmente 42 milhões de turistas. As termas representam cerca de 10% desse movimento turístico; empregando 120 mil pessoas direta ou indiretamente. “É um turismo reservado a uma classe econômica elevada; que permanece por um tempo maior no destino; disse Paolo Bondini; diretor geral de desenvolvimento econômico da Regione Toscana.

Segundo Bondini; na tentativa de superar a crise do setor; o governo privatizou a administração de algumas termas; mobilizou 30% dos recursos destinados a promoção turística para o setor termal e abriu linhas de financiamento aos empresários interessados em aprimorar sua estrutura.

No final do Programa; uma compilação das melhores práticas de termalismo registradas nesta missão será publicada para que qualquer pessoa possa ter acesso. A divulgação desse material está prevista para acontecer no próximo Congresso da Abav; previsto para o final de outubro no Rio de Janeiro.

Receba nossas newsletters