Rede social lançada em dezembro de 2020, o Clubhouse rapidamente se tornou um fenômeno de público no mundo por atrair grandes nomes da tecnologia, celebridades, influenciadores, empresários e especialistas de diversos setores. Neste primeiro momento, o aplicativo está disponível apenas para iPhone (iOS) e ainda em fase de testes. O Clubhouse só permite cadastro de membros que receberam convite.
A rede é baseada em chats de áudio e funciona meio que como uma mistura de conferências de áudio, podcast ao vivo e fórum de internet. O app permite seguir outras pessoas e criar salas para discutir temas específicos.Quando ingressa na rede, o usuário escolhe os temas de interesse e, com base nos temas escolhidos e nas pessoas que cada usuário segue, o Clubhouse lista diversas salas disponíveis para ingressar. Cada sala permite até 5 mil participantes.
Para participar salas, e só selecionar o chat e entrar como ouvinte no bate-papo. Caso queira participar da conversa como um “speaker”, é possível tocar sobre o ícone de mão no menu inferior do app para pedir a palavra. Se o moderador do chat aceitar a sua solicitação, você também poderá participar da conversa discutindo com os demais participantes do grupo.
FENÔMENO NO TURISMO
Nestas primeiras semanas no Brasil, o aplicativo ganhou um grande número de adeptos do setor de turismo, algo perceptível pela quantidadede salas debatendo o tema dentro do aplicativo. Salas sobre a abertura de fronteiras, o papel do agente de viagens, tendências do turismo e viagens durante a pandemia foram destaque com centenas de participantes, incluindo especialistas, lideranças do setor e apaixonados por viagem.
Proprietários de agências, receptivos, guias, influenciadores e grandes lideranças marcaram presença como mediadores e participantes de muitos destes debates. Nomes conhecidos do setor de Turismo, como Magda Nassar (Abav), Aldo Leone (Agaxtur), Sabrina Bull, Marco Ferraz (Clia), Heber Garrido (Hot Beach), Fernando Santos (Abav-SP), Bob Rossato (ViajaNet) e Mariana Aldrigui já marcam presença na rede social.