MADRI – Durante a Fitur, que acontece nesta semana em Madri, Fabio Godinho, CEO da CVC Corp, compartilhou com o M&E o novo momento do grupo, após o ‘turn around’ da empresa, que voltou a registrar lucro no último ano após uma intensa reestruturação financeira e até mesmo cultural. O CEO da empresa revelou que este é o momento de acelerar e expandir. Confira a entrevista completa abaixo.
M&E – A CVC Corp, após anos difíceis, registrou lucro líquido no terceiro trimestre de 2024. Podemos dizer que 2024 foi um ano de “alívio” para a empresa? E o que podemos esperar em 2025?
Fabio Godinho – O que temos muito claro é que o turn around da CVC Corp acabou. Em 2023, fizemos a reestruturação da dívida, a injeção de capital, ajustes de margem e custo. Já 2024 foi o ano da virada estratégica, baseada em quatro pilares: produtos exclusivos, formas de financiamento diferenciadas, crescimento das lojas físicas (mais de 300 lojas no Brasil e na Argentina) e a implementação completa do modelo figital. Agora é hora de acelerar. Em 2025, vamos crescer em todas as unidades, tanto no B2C quanto no B2B, no Brasil e na Argentina. Além disso, apostaremos muito em investimentos em tecnologia e marketing.
M&E – Como a inclusão da cláusula de Poison Pill vai impactar nesse novo momento?
Fabio Godinho – A cláusula não interfere no operacional da empresa. Ela serve para garantir a continuidade do plano que está em curso, assegurando o caminho vencedor que a CVC Corp vem trilhando. Hoje, o preço da empresa na bolsa não reflete nem 10% do valor que deveria. Essa medida impede que investidores oportunistas interrompam nossa trajetória e, com o tempo, isso se refletirá no preço do ativo.
M&E – Muitos ainda veem a CVC Corp como uma empresa com um modelo mais tradicional, enquanto o mercado parece estar se arriscando mais. Como você avalia isso?
Fabio Godinho – A CVC Corp tem 52 anos entregando o que o cliente precisa. Somos uma empresa sólida, com números auditados e listados na bolsa, a única empresa de turismo da América Latina nesse formato. Tomamos riscos, mas sabemos gerenciá-los. Agora, com uma estrutura financeira mais organizada, podemos assumir riscos de forma mais controlada. A CVC sempre foi e sempre será o porto seguro do turismo, oferecendo qualidade de serviço e garantia comprovada.
M&E – A CVC Corp reforçou sua equipe com grandes contratações neste últimos meses. Essa é uma mensagem ao mercado e uma estratégia para este novo momento?
Fabio Godinho – Reforçamos a equipe de produtos no ano passado, mantendo os talentos que já tínhamos e trazendo novos profissionais de destaque no mercado. Para 2025, o foco será valorizar ainda mais nossas equipes de vendas e ampliá-las, acompanhando o aumento no número de produtos. Além disso, teremos novidades no time B2B ao longo do ano, combinando os melhores talentos do mercado de turismo com a “prata da casa”.
M&E – Vocês anunciaram a maior convenção de vendas da história da CVC Corp. O que podemos esperar?
Fabio Godinho – Será a maior convenção da história da CVC, em São Paulo, com fácil acesso para todos. Teremos a participação de parceiros nacionais e internacionais e abriremos mais espaço para o mercado. Nossos funcionários e franqueados estarão presentes, mas também queremos que agentes de viagem conheçam esse evento e compartilhem dessa evolução do nosso modelo.
M&E – O modelo Figital é a palavra de ordem da CVC Corp nos últimos meses. Como ele se traduz em estratégias e inovações?
Fabio Godinho – A CVC Corp abriu tantas lojas quanto uma Smart Fit porque seguimos a lógica das grandes varejistas da América Latina. Muitos diziam que o agente de viagem era coisa do passado, mas abrimos mais lojas que redes de farmácias e academias. Isso é inovação. No modelo figital, o agente não pode mais depender 100% do cliente entrando na loja. Investimos em formas de captação de leads online, aumentando os investimentos de marketing on e offline. Assim, o cliente que pesquisa online pode fechar com a confiança do agente de viagem. Queremos que nossos agentes se adaptem a esse futuro e participem da nossa rede de sucesso.
M&E – Novos modelos de pagamento foram lançados, acredito que acompanhando essa tendência. Como eles impactaram os resultados?
Fabio Godinho – O sucesso de opções como o Viagem Programada, consórcio, crédito consignado, financiamento próprio, saque-aniversário do FGTS e outras formas de pagamento tem sido enorme. Essas alternativas ajudam muito a destravar vendas. Não podemos deixar que a forma de pagamento seja um inibidor. Estamos sempre buscando soluções que facilitem a conclusão da compra para nossos clientes.
M&E- Por fim, qual a mensagem que a CVC Corp quer passar ao mercado neste ano de 2025?
Fabio Godinho – O porto seguro do turismo sempre foi e sempre vai ser a CVC Corp. Oferecemos a opção de uma viagem com qualidade de serviço e garantia comprovada e seguiremos assim, sempre inovando e crescendo, com transparência.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA