Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

Fórum Abracorp reúne lideranças para discutir o futuro do setor; fotos

Toni Sando, Roberto Nedelciu, Eduardo Sanovicz, Vinicius Lummertz, Carlos Prado e Caio Carvalho

Toni Sando, Roberto Nedelciu, Eduardo Sanovicz, Vinicius Lummertz, Carlos Prado e Caio Carvalho

A segunda parte do Fórum Abracorp reuniu algumas das maiores personalidades do País para discutir o futuro do Turismo no Brasil. O painel foi mediado por Caio Carvalho, da Band e ex-presidente da Embratur e da SPTuris. Ele contou com a participação do secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz; do presidente da Abear, Eduardo Sanovicz; do presidente da Braztoa; Roberto Nedelciu; e do presidente da Abracorp, Carlos Prado.

Na abertura, Lummertz destacou que o problema é um pouco mais profundo do que apenas a estruturação e promoção do Turismo. Segundo ele, o Brasil – por ser muito grande –leva um tempo maior para entender e processar as coisas. “Fomos o último país do mundo a acabar com a hiperinflação. O déficit público parece obvio hoje, mas os gastos aumentaram por anos. Não podemos nos acostumar com isso”, disse. E o mesmo vale para o Turismo, haja vista que até pouco tempo, São Paulo tinha uma alíquota de 25% de ICMS sob o querosene de aviação, enquanto a média mundial é de 6%.

Caio destacou que embora os empresários não devam depender do governo, o poder público pode sim contribuir para o setor com infraestrutura, qualificação e modernizando a legislação. Neste sentido, Nedelciu lembrou que a alíquota de 6% do IRRF, que termina no final de outubro, será mantida. “Tratamos deste tema com o ministro e há uma Medida Provisória que está sob análise do Ministério da Economia. Não voltaremos a alíquota de 25%”, garantiu.

Sanovicz e Toni Sando falaram sobre a construção de propostas conjuntas, que geraram todo o trabalho que está acontecendo em São Paulo após a queda do ICMS sob o querosene de aviação. Abear, Setur e Visit São Paulo, além da Braztoa, constroem a promoção de voos, formatação de produtos e outras ações em conjunto.

O presidente da Abracorp, Carlos Prado, destacou que as empresas precisam ser sustentáveis e investir em governança. Para isso ele pediu aos empresários que revejam a precificação dos seus produtos, mas não para apenas aumentar o lucro, mas sim para que as empresas tenham mais recursos para investir.

Galeria de fotos:

A cobertura do M&E na Abav Expo tem o apoio de Shift Mobilidade Corporativa

Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters