SÃO PAULO – A Atout France deu início a sua agenda de eventos de 2020 com a já tradicional Galette de Rois, evento de celebração da Epiphanie (Dia de Reis), onde os participantes são convidados a comer a icônica torta francesa. O evento realizado na noite desta quarta-feira (8) contou com a presença de companhias aéreas, parceiros, agentes e operadores de viagens, além de mídia especializada.
Veja a galeria de fotos abaixo
Caroline Putnoki, diretora da Atout France, e o cônsul francês em São Paulo, Brieuc Pont, aproveitaram a ocasião para dar boas-vindas, agradecer aos convidados, e dar inicio aos trabalhos de 2020. Brieuc contou um pouco sobre a história da tradição do Galette de Rois e anunciou que o Goût de France deste ano acontecerá no dia 16 de abril, na região central do Vale do Loire. Nos anos anteriores, o evento, que marca a agenda gastronômica do turismo francês, era em março, mas a mudança foi necessária por conta das eleições na França.
Caroline Putnoki usou do momento para agradecer a parceria dos presentes em 2019 e reforçar o otimismo para este ano. “Em 2019 tivemos um pouco mais de 800 mil visitantes brasileiros na França. Apesar de termos tido um primeiro semestre muito difícil e um ano muito complicado no geral, os números melhoraram após agosto e outubro, um crescimento de 18% no número de turistas, sendo o melhor mês do ano inteiro. Estamos confiantes que esses números seguirão crescendo”, afirmou a diretora.
“Estamos apostando que, com a alta do dólar, os brasileiros optem pela Europa. A França é um destino completo, que oferece muita cultura, gastronomia, e enoturismo. Cerca de 33% dos viajantes que vão à França querem comer e beber bem. Acredito que este será um ótimo ano pro mercado brasileiro na França”, completou.
O ano de 2019 foi realmente complicado para o turismo francês no Brasil. Segundo Caroline, a falta de investimento de órgãos franceses, o cancelamento de dois eventos e a dificuldade de fazer os parceiros investirem no mercado brasileiro atrapalharam um pouco os números. Porém, houveram muitos resultados positivos e decisões acertadas da Atout France.
“Finalmente conseguimos fazer uma operação legal com as estações de esqui em 2019, e esse produto combina bastante com o mercado, porque há muitos brasileiros indo às estações de esqui na França. Na última avaliação oficial, eram 12 mil brasileiros esquiando nos Alpes Franceses. Atualmente, estima-se um número próximo a 20 mil”, explicou Caroline. “Para 2020 pretendemos reforçar ainda mais esse mercado, com novos players e novos produtos. Além disso, vamos levar 20 operadores da América do Sul para o Grand Ski desse ano”, anunciou.
Caroline também revelou que neste ano será realizado um evento de luxo que irá misturar gastronomia, palestras de empresas do segmento e rodadas de negócios durante o mês de setembro, quando ocorria o tradicional ‘encontro às francesas’. A maior novidade deste evento, no entanto, é o fato de que terá duração de dois dias. “Estamos animados com essa novidade mas por enquanto isso é tudo que eu posso revelar”.
Conectividade como chave
Para Jean-Marc Pouchol, diretor Geral América do Sul da KLM-Air France, presente no evento da Atout France, o caminho para impulsionar os números de turistas brasileiros na França é aumentar o número de vendas dos voos entre o Ceará e o país europeu, principalmente na classe executiva.
“Até novembro de 2019, estávamos operando essa rota com o Airbus 340, mas a partir de agora, estamos fazendo o trajeto a bordo do Boeing 777, que é o produto padrão da Air France. Essa mudança ajuda a atrair ainda mais clientes, principalmente os clientes corporativos”, afirmou Jean. Nos próximos meses, no entanto, a companhia aérea pretende operar a rota com B787 para oferecer ainda mais conforto aos passageiros”, completou.
“Temos hoje uma taxa de ocupação executiva aumentando graças aos contratos com as empresas corporativas. Claro que leva mais tempo para atrair clientes do corporativo do que os que estão viajando a lazer, mas estamos satisfeitos com as vendas em Fortaleza e com a parceria com a Gol. Estamos sempre trabalhando em conjunto para sincronizar os voos e oferecer um produto de qualidade aos nossos clientes”, explicou.
GALERIA: