Câmbio:

Idiomas:

Instituto Aupaba participa de Congresso da Febtur no Pará, e lança publicação editorial na Alemanha

Foto de Beatriz do Vale

Beatriz do Vale

Publicado - 20/06/2025 - 11:00

IMG 20250620 WA0030 e1750427489275 Instituto Aupaba participa de Congresso da Febtur no Pará, e lança publicação editorial na Alemanha
Presença no evento também foi uma etapa preparatória para o Seminário Regenerando Territórios no Pará (Divulgação/Instituto Aupaba)

O Instituto Aupaba marcou presença no Congresso da Federação Nacional dos Jornalistas de Turismo (Febtur), realizado no Pará, com o propósito de fortalecer a inclusão de pautas sociais e ambientais na agenda estratégica do setor turístico. A participação institucional foi motivada pela urgência de ampliar o debate sobre empreendedorismo social, inclusão, direitos humanos e proteção ambiental como pilares fundamentais para o desenvolvimento do turismo no Brasil, especialmente na Amazônia.

Durante o evento, o Instituto Aupaba distribuiu cópias impressas da publicação “Regenerando Territórios: Amazônia Viva e Turismo Sustentável – Pará”, idealizada pela organização com apoio da Confederação Nacional do Comércio (Cetur-CNC). O material, que reúne propostas de ação, diagnósticos e inspirações para a construção de um turismo com impacto positivo na região, foi entregue a autoridades, especialistas e representantes de entidades que participaram ativamente da sua elaboração, incluindo Márcia Kambeba. O mesmo catálogo teve lançamentos internacionais nas embaixadas brasileiras em Berlim, Bruxelas e Paris, durante a Semana da Amazônia, com a presença de Luciana De Lamare, presidente e fundadora do Instituto Aupaba.

O Head de Projetos do Instituto Aupaba, Silvio Moraes Junior, destacou em sua fala a importância de integrar comunicação, responsabilidade social e estratégias de mercado: “Participar deste congresso, voltado a jornalistas de turismo, é estratégico para a disseminação de uma nova narrativa sobre a Amazônia e o turismo no Brasil. Não podemos falar de futuro do setor sem conectar os temas de justiça climática, inclusão produtiva e desenvolvimento territorial regenerativo”.

Já a Diretora e cofundadora do Instituto Aupaba, Jane Sampaio, reforçou o papel da comunicação como agente de transformação: “O jornalismo especializado tem o poder de ampliar o alcance de práticas mais justas e sustentáveis no turismo. Nossa participação aqui no Pará é um convite para que a imprensa contribua com a visibilidade de iniciativas que promovem a valorização dos territórios e das suas comunidades.”

A presença no evento também foi uma etapa preparatória para o Seminário Regenerando Territórios no Pará, que o Instituto Aupaba realiza no próximo dia 13 de agosto, reunindo lideranças locais, empreendedores sociais e representantes de governos para discutir caminhos concretos para um turismo mais inclusivo, sustentável e regenerativo na Amazônia.

O Seminário Regenerando Territórios que o Instituto Aupaba realiza em agosto, em Belém, tem como principal objetivo criar um espaço de diálogo e construção coletiva para repensar o papel do turismo como solução integrada às agendas de justiça climática, inclusão social e regeneração ambiental na Amazônia. Mais do que um evento pontual, o encontro é uma etapa estratégica dentro de um processo mais amplo de formulação de recomendações concretas a serem apresentadas na COP30, que acontecerá em 2025 também em Belém.

Lançamento da Publicação “Regenerando Territórios – Pará” na Semana da Amazônia em Berlim

Durante a Semana da Amazônia, promovida pelas Embaixadas do Brasil em Paris, Bruxelas e Berlim, o Instituto Aupaba apresentou ao mundo a publicação inédita “Regenerando Territórios – Amazônia Viva e Turismo Sustentável – Pará”, desenvolvida em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio da sua Câmara Empresarial de Turismo (Cetur-CNC).

Na oportunidade a presidente e fundadora do Instituto Aupaba, Luciana De Lamare, entregou pessoalmente a primeira cópia ao embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, durante a cerimônia de abertura do evento.

A publicação reúne diagnósticos, propostas e exemplos reais de turismo regenerativo liderados por comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e coletivos locais do estado do Pará, fortalecendo a visibilidade internacional das experiências amazônicas que integram conservação ambiental, justiça social e inclusão produtiva.

Para Luciana De Lamare, estar na capital alemã apresentando esse material vai além de um lançamento editorial: “Apresentar este material aqui em Berlim, durante a Semana da Amazônia, é mais do que um lançamento editorial. É um convite para que o mundo enxergue o Pará e a Amazônia como um destino para investimento, desenvolvimento, destino para trabalhar e viver de forma respeitosa, num território de soluções, onde a regeneração já é uma realidade construída por mãos ribeirinhas, quilombolas, indígenas e tantos outros atores locais. Esta publicação é um passo importante para conectar narrativas, influenciar políticas públicas e inspirar investimentos que respeitem a cultura, o meio ambiente e os direitos das comunidades.”

A programação também incluiu uma vernissage com expressões artísticas e culturais da Amazônia, com obras e instalações dos artistas Carlos Augusto da Silva (Tijolo), Anita Ekman e Luca Meola, criando uma atmosfera que conectou os convidados ao território amazônico de forma sensível e imersiva.

A presença do Instituto Aupaba nesta agenda internacional reforça seu compromisso com a construção de pontes entre o Brasil e o mundo para promover o turismo como solução para a justiça climática, a proteção ambiental e a valorização das comunidades tradicionais da Amazônia.