Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Hotelaria

IVA vai aumentar carga tributária do Turismo, afirma economista

Zeina Latif fez um discurso realista sobre o momento econômico do País

Zeina Latif fez um discurso realista sobre o momento econômico do País

As reformas estruturais, apontadas como emergências e essenciais para o crescimento econômico do País, devem afetar fortemente o setor de Turismo. Uma das propostas, a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), que unificaria PIS/ Cofins  pode gerar um aumento de até 104% na carga tributária do setor de serviços.

“Hoje a gente tem uma carga tributária que acaba incidindo mais sobre a indústria. O ICMS, por exemplo, é um imposto que tem como lógica uma economia industrial e hoje somos uma economia muito mais de serviços. A reforma tributária deve equalizar a carga tributária entre os setores, e isso impactará muitos setores, como o de Turismo”, explica Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, que palestrou na manhã desta quinta-feira (26) no Fórum Abracorp.

Como alertado pela própria economista, o discurso foi duro, realista e com poucos momentos de otimismo, mas reforçando a necessidade de passar por este momento de transição, destacando que a reforma da previdência é apenas um dos pilares para uma economia estruturada.

“O Brasil ficou anos sem reforma estrutural e a reforma da previdência será somente a base para manter as taxas de juros estáveis. O que vai construir a parede do crescimento são outras reformas. A reforma da previdência não resolve nossos problemas fiscais. Não há dinheiro em Brasília e a tendência é aumentar e não diminuir a carga tributária”, disse ela durante a apresentação.

Palestra foi a principal atração do Fórum Abracorp

Palestra foi a principal atração do Fórum Abracorp

Neste contexto de possível aumento de carga tributária ela reforçou os impcatos da criação do IVA. “IVA vai aumentar a carga tributária do setor de vocês. Vai gerar beneficio lá na frente, mas até se materializar irá gerar desconforto. Estamos no momento de plantar, não de colher”, salientou.

Zeina Latif ainda ressaltou a importância de que o país aumente a produtividade, em virtude da diminuição do crescimento demográfico e mostrou otimismo com a agenda de abertura econômica do governo. “A missão do governo é preparar o país para a abertura. Temos que fazer a lição de casa aqui”, completou.

A cobertura do M&E na Abav Expo tem o apoio de Shift Mobilidade Corporativa

 

Receba nossas newsletters