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Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

“La vida em la calle” – Madrid se apresenta como estilo de vida, na Abav-RJ

Raúl García,  diretor de desenvolvimento de mercado da Empresa Municipal de Promoção de Madrid (Foto: Marlon Falcão)

Raúl García, diretor de desenvolvimento de mercado da Empresa Municipal de Promoção de Madrid (Foto: Marlon Falcão)


Na manhã desta segunda-feira (19/09), na sede da Abav-RJ, o diretor de desenvolvimento de mercado da Empresa Municipal de Promoção de Madrid, Raúl García, apresentou aos agentes de viagem cariocas um panorama do turismo na cidade espanhola.

Madrid recebe cerca de 8 milhões de visitantes anualmente, aproximadamente metade deles é estrangeira – entre eles, em torno de 150 mil são brasileiros. Mas a cidade, que é centro político, econômico e cultural da Espanha, quer se tornar mais do que o 4º destino mais visitado no continente europeu. Madrid se apresenta como um estilo de vida.

O destino aposta em sua oferta cultural, com 140 teatros, 106 museus, além de muitas salas de exposição e concertos. A cidade conta muito da história do país, através de seus parques, palácios e praças. Está também muito próxima de cidades consideradas patrimônio da humanidade, como Cervantes, Ávila, Segovia e Toledo.

Outro forte, é a oferta gastronômica com mais de 5 mil restaurantes, que oferecem desde a cozinha mais tradicional até opções modernas. Há estabelecimentos para todos os gostos, assim como há adegas para todo tipo de paladar – são 39 espalhadas pela cidade. A cidade também recebe diversos eventos gastronômicos de relevância internacional.

O segmento de compras também tem ganhado força em Madrid, muitas grifes internacionais abriram lojas no centro histórico, assim como marcas espanholas e outlets. Há também opções para quem prefira antiguidades. Até mesmo as calçadas foram expandidas, para melhorar a experiência de compras dos turistas.

Para a família, Madrid apresenta seus 12 parques temáticos, que incluem zoológicos, safáris e parques aquáticos. E opções de esporte, também não faltam – campos de golfe, hipódromo, ciclismo, tênis, maratona e triatlo -, diversos eventos esportivos internacional têm Madrid como sede. Por falar em esporte, um dos mais visitados atrativos da cidade é o estádio do Real Madrid, famoso clube espanhol de futebol.

Com o crescimento do número de falantes do Espanhol – 470 milhões de pessoas, o segmento educativo também se expandiu. Atualmente, 14 milhões de pessoas estudam Espanhol como língua estrangeira, fazendo desta a 4ª língua mais falada no mundo. Estudar em Madrid permite que o aluno aprenda o idioma, desfrutando do prazer de conhecer a Europa, uma vez que as principais cidades europeias são bem próximas.

A promoção turística de Madrid tem focado em sua oferta cultural – que envolve danças, touradas, festas religiosas – e na vantagem em relação a outros destinos europeus: a diária média é de US$ 122, mais barata que a de Amsterdã, Londres e Roma, por exemplo. “Não queremos desviar os turistas de outras cidades europeias, queremos apenas fazer de Madrid o ‘centro operacional’, onde eles se hospedam, saindo para visitar outros destinos”, disse García.

E, não tendo nenhum ícone arquitetônico tal qual a Torre Eiffel e o Coliseu, a cidade promove um estilo de vida: “la vida em la calle”. Pensando nesse estilo, Madrid passou por diversas transformações, envolvendo o aumento das calçadas – para permitir a visita a pé; a limpeza das ruas; a ampliação do sistema de segurança – com câmeras espalhadas pela cidade e polícias bilíngues; e, principalmente, a abertura dos acessos à cidade – que agora é cercada por várias entradas.

Enfim, a promoção do destino tem se focado no Reino Unido, no Japão, nos Estados Unidos e no Brasil, considerados destinos estratégicos. O objetivo é criar acordos de colaboração e suporte publicitário, nesses destinos.

García explicou que a prioridade agora não é aumentar o número de visitantes, mas sim aumentar o período de permanência – que atualmente é de dois dias. Ele também afirmou que, apesar da crise, os turistas não deixaram de viajar. “Eles continuam saindo, a diferença é que, se tomavam 4 ou 5 cervejas, agora tomam só 2”, brincou o diretor.

Já existem acordos firmados com Nova York, Tóquio, Buenos Aires e São Paulo. García diz que agora querem concretizar uma relação de colaboração com o Rio de Janeiro também. “Queremos partilhar nosso expertise e, em troca, receber a colaboração do Rio – com o know how – quando nos candidatarmos aos jogos em breve”, finalizou.

Na ocasião, os ouvintes receberam material de divulgação – incluindo guias turísticos, mapas e promoção do turismo educativo – e participaram do sorteio de uma camisa do Real Madrid, autografada pelos jogadores do clube.

Mariana Martins

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