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Agências e Operadoras / Turismo em Dados

Maioria das operadoras já alcançou pelo menos 50% do faturamento pré-pandemia

Mais da metade (56,5%) dos associados da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) já alcançou 50% ou mais do faturamento registrado no pré-pandemia, um acréscimo de 5% em relação o mês anterior. Outro dado que chama a atenção é que 58% alcançou pelo menos 50% do volume de embarque do período pré-pandemia, crescimento de 26% em relação ao mês anterior por conta da chegada da alta temporada.

Os dados são do já tradicional Boletim Mensal Braztoa, que trouxe os resultados de novembro das operadoras associadas e uma análise dos dados iniciais sobre impactos da variante Ômicron nas vendas. Por falar nela, 88% das operadoras receberam algum pedido de informação sobre a nova variante. Já 42% das operadores não recebeu nenhum pedido de reagendamento. E 60% das operadoras não recebeu qualquer cancelamento.

58% das operadoras já alcançaram metade do volume de embarque do período pré-pandemia

De acordo com Pablo Zabala, VP do Conselho da Braztoa, há uma constante na confiança do passageiro em entender que a pandemia teve seus momentos mais difíceis e conforme a vacinação foi avançando, com maior velocdiade no país, isso deu o elemento que o turismo precisava. “A confiança de ir um pouquinho mais longe, conhecer destinos mais elaborados de uma maneira confortável, em meio a um desejo reprimido”, disse.

Destinos mais comercializados em novembro

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Ranking dos destinos mais vendidos em novembro

Os destinos nacionais mais comercializados pelas associadas Braztoa, em novembro, foram Natal e Gramado. Natal vinha sempre figurando entre os líderes, até que chegou ao topo após um trabalho de aproximação com os operadores e também por conta da chegada do verão. Já Gramado (RS) continua figurando no topo do ranking. Fecham o ranking, em segundo lugar, Porto de Galinhas e Rio de Janeiro e, em terceiro, Maceió e Fortaleza.

No internacional, Nova York, Miami e Orlando, todas nos Estados Unidos, lideraram as vendas das operadoras em novembro, dado totalmente ligado à reabertura das fronteiras, no último dia 8 de novembro. Dubai e Egito figuram na segunda posição, logo seguidos por Portugal, França e Canadá, em terceiro lugar.

A Braztoa também destacou o crescimento expressivo de pacotes para Jericoacoara e Porto Seguro, no ambiente nacional, e de Punta Cana e Suíça, em viagens ao exterior.

Dispara o embarque para o primeiro semestre de 2022

A confiança dos passageiros está refletida nas viagens que estão sendo fechadas com maior antecendência. Em novembro, por exemplo, apenas 19% das vendas nacionais eram para embarques no próprio mês. Este número subiu 22,7% para viagens ao mês seguinte, neste caso, em dezembro, e 43% para o primeiro semestre de 2022. Outros 15% das viagens fechadas já eram para o segundo semestre de 2022 ou depois.

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Exatos 43% das vendas nacionais das operadoras em novembro são para viagens no primeiro semestre de 2022

De acordo com Marina Figueiredo, VP do Conselho da Braztoa, o otimismo em planejar viagens não tão imediatas refletiu no aumento dos embarques para o primeiro semestre de 2022. “É muito importante também ver estes 15% de viagens nacionais marcadas para o segundo semestre de 2022 ou adiante, porque em relação ao internacional, não tínhamos geralmente essa antecendência tão grande na compra de viagens”.

No internacional, o ritmo é o mesmo. Como já é de praxe, apenas 10% das vendas foram para embarques no mesmo mês, em novembro, 16% para embarques em dezembro, 46% para embarques no primeiro semestre de 2022 e 28% das vendas para embarques a partir do segundo semestre de 2022.

“Houve uma procura grande para o primeiro semestre de 2022 no internacional por conta da reabertura das fronteiras, da retomada aérea e do investimento dos turismo querendo aproveitar este momento”, comentou Zabala.

SEGURO VIAGEM EM ALTA – No mercado nacional, 80% dos pacotes foram de novas vendas, com apenas 20% fruto de reagendamentos, e 41% deles contavam com seguro viagem. No internacional, 75% foi de novas vendas, com 62% dos pacotes com seguro viagem incluso.

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