O Meeting Brasil – evento realizado pela Expan + Inteligência em Turismo, que há mais de 30 anos promove rodadas de negócios entre empresários brasileiros e agentes de viagens e operadores de turismo da América Latina em 17 países – terá uma edição histórica em 2023, que será realizada em quatro etapas: Bogotá (31/07), Lima (02/08), Córdoba (04/08) e Assunção (07/08).
O evento contará este ano com a presença inédita da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), além da participação confirmada de cinco companhias aéreas: Copa Airlines, Aerolineas Argentinas, Sky, Latam e Gol. A Agência será responsável pela realização de capacitação master aberta para todos os participantes das quatro etapas do Meeting Brasil com o tema “Um novo olhar sobre o Brasil”.
“A Embratur está trabalhando para a retomada e o estreitamento do relacionamento com os mercados estratégicos na América do Sul com o objetivo de atrair turistas internacionais no curto prazo, e participar deste roadshow está nos nossos planos para a promoção dos nossos destinos”, explica Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Diversos representantes do turismo nacional também estão confirmados, entre eles, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Costa Verde e Mar. Além de municípios turísticos, associações, hotéis e receptivos nacionais que estarão nas rodadas de negócios por meio de Destination Management Company (DMCs). Para completar, as rodadas de negócios também contam com o apoio institucional das embaixadas do Brasil nos quatro países.
“Esse Meeting Brasil é histórico. A chegada da Embratur marca uma nova etapa das nossas rodadas de negócios e confirma o sucesso do trabalho que realizamos de promoção e venda direta dos produtos e destinos turísticos do Brasil para a América Latina”, afirma Jair Pasquini, diretor de Negócios na Expan + Inteligência em Turismo.
No evento, que reunirá cerca de mil profissionais de turismo do Brasil, Colômbia, Peru, Argentina e Paraguai, os agentes de viagens e operadores de turismo participam de capacitações de produtos e destinos turísticos; reuniões individuais de reconhecimento de produtos entre empresários do Brasil e operadores de turismo internacionais; negociações comerciais com operadores de turismo e companhias aéreas; rodada de Negócios entre o mercado brasileiro e profissionais de turismo internacionais (hotéis, receptivos, produtos, destinos e atrativos turísticos), além do contato direto com profissionais que promovem destinos e produtos turísticos.
O formato workshop (rodadas de negócios), com cerca de 50 mesas de negócios em cada cidade, permite ao participante conhecer melhor cada produto apresentado e com mais de 200 profissionais de cada cidade em um único dia.