Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Novas tecnologias mudam o papel do agente; entenda

Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional

Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional

Apesar de todo o avanço da tecnologia, o principal canal de distribuição de produtos e serviços turísticos do mercado é o agente de viagens. Esse profissional responde por cerca de 80% das vendas, segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). Na última semana, por exemplo, a CVC divulgou em seu balanço trimestral que o número de reservas confirmadas entre os agentes independentes subiu 15%. O índice puxou para cima o crescimento total de 6,6% nesse tipo de venda. O dado ajuda a mostrar que o trabalho do agente de viagens segue relevante.

Edmar Bull, presidente da Abav Nacional, disse que “os agentes de viagens são os únicos profissionais que dispõem de amplo conhecimento e recursos para garantir que a viagem de seus clientes ocorra com tranquilidade, segurança e sem imprevistos”.

Ele explica que “isso acontece porque temos bons relacionamentos e acordos comerciais com fornecedores em todos os segmentos envolvidos na viagem, o que possibilita a montagem de pacotes e roteiros personalizados que mais atendam as necessidades do nosso público, com a garantia de assistência total antes, durante e depois da viagem. Essas parcerias, somadas   à nossa vivência e expertise do  mercado, é o que agrega valor e resultado.”

A assistência é um dos principais diferenciais. O executivo aponta que ela deve acontecer em três momentos pontuais: antes da viagem, o que engloba os serviços de planejamento, orientação sobre documentação, vistos, vacinas e toda preparação para o início da viagem, sejam horários de voos ou regras de check-in e check-out; durante a viagem, quando o cliente está sujeito a várias situações como extravio de malas, perda de documentos, necessidade de auxílio médico, cancelamentos ou alterações de itinerário, questões que agente de viagens já está habituado a resolver; depois da viagem, o agente de viagens continua auxiliando o viajante em várias outras situações, como na localização de pertences esquecidos, reembolsos de despesas cobertas pelo seguro viagem ou  até mesmo para esclarecer dúvidas alfandegárias, retorno de tax free etc.

Além disso, a atividade das agências de viagens está devidamente regulamentada desde 15 de maio de 2014, com a sanção pela Presidência da República da Lei 12.974, após 13 anos de luta que a Abav Nacional encampou diretamente  junto aos órgãos governamentais. A Lei não apenas reconhece as atividades do segmento, como discrimina procedimentos e responsabilidades a quem quer ingressar na área, começando  pela obrigatoriedade do registro no Cadastur. “É o que dá ao consumidor  a segurança de estar adquirindo produtos de uma empresa apta a oferecer todos os atendimentos pertinentes à atividade, antes  e durante sua viagem, à qual ele poderá recorrer em caso de necessidade”, ressalta.

Agentes de viagens djurante o RoadShow

Consultoria
A consultoria de viagens é o diferencial entre uma viagem bem sucedida e uma viagem frustrada. Quando um viajante opta por consultar um profissional ele ganha de diversas formas:

1)    tem um profissional zelando pelo seu dinheiro, garantindo a seleção de serviços que se adéquam às suas expectativas e ao seu orçamento;

2)    economiza tempo, pois já recebe pré-selecionadas as melhores opções;

3)    obtém mais segurança, na medida em que só terá inserido no seu atendimento serviços oferecidos por empresas idôneas;

4)    pode ter a sua experiência de viagem excedida nas expectativas, quando seu agente consegue agregar itens mais exclusivos, como um upgrade no aéreo e/ou na hospedagem, ou obter acesso a serviços diferenciados;

5)    tem sua viagem personalizada, garantindo itinerários que englobam os passeios que o viajante deseja realizar, localização privilegiada em hotéis, melhores formas de pagamento e serviços auxiliares adicionais, os chamados ancillaries.

Já existe, inclusive, agência de viagens que não emite bilhetes aéreos nem faz reservas em hotéis. O foco é justamente a consultoria. A Plot  faz esse tipo de serviço e já realizou 240 roteiros em um ano. Como publicamos no MERCADO & EVENTOS, a agência tem planos de crescer 30% no próximo ano.

celular_roaming_internacional

Tecnologia
O número de celulares no Brasil ultrapassa os 280 milhões, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em 2016, o uso do aparelho para acessar a internet superou o de computadores pela primeira vez no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além disso, centenas de aplicativos no mercado prometem facilitar a busca por destinos e atrações, ou até mesmo baratear o valor das viagens. De todo modo, a consultoria de um profissional especializado é o que pode realmente tornar o planejamento de uma viagem mais simples.

“A tecnologia é um recurso de extrema importância para a atuação dos agentes de viagens hoje. Permite automação dos sistemas, atualização e reciclagem  de  conhecimentos, facilita e agiliza os contatos com fornecedores e clientes, e tudo isso resulta em uma gestão financeira e administrativa mais eficiente às agências”, afirma Bull.

Ele reforça ainda que “estar atento a essas novidades e utilizá-las para o crescimento dos negócios é um diferencial a quem quer se destacar nesse mercado. Profissionais que ainda relutam em se atualizar e enxergar a tecnologia como aliada e não ameaça, acabam perdendo oportunidades. A tecnologia agrega ferramentas e soluções às atividades realizadas pelos agentes de viagens, mas nunca substituirão o conhecimento, a experiência e o atendimento direto, personalizado e profissional”.

Hackathon
Abav e Braztoa estão desenvolvendo o Hackathon de Tecnologia e Inovação em Turismo. Trata-se de uma grande maratona, em que desenvolvedores inscritos e pré selecionados pela organização terão como desafio a criação de soluções para o setor de agenciamento de viagens. Bull explica que os participantes se dividirão em grupos (desenvolvedores, programadores, web designers e comunicadores) que trabalharão ininterruptamente durante os dois dias do evento na busca de três soluções práticas que venham a contribuir com o segmento, acompanhados e auxiliados por mentores indicados pelas duas entidades.

Receba nossas newsletters