Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Empregos / Serviços

Micro e pequenas empresas geram mais de 290 mil postos de trabalho em 2020

empregos-shutterstock_403515793

Pequenos negócios se recuperaram e fecharam o ano com a geração de 293,2 mil novos empregos

As micro e pequenas empresas (MPE), que respondem por 95% das agências de viagens brasileiras, foram, em 2020, as únicas a conseguirem reverter a perda de postos de trabalho provocada pela pandemia. Depois de acumular um saldo negativo, até o mês de outubro, os pequenos negócios se recuperaram e fecharam o ano com a geração de 293,2 mil novos empregos. Já as médias e grandes empresas (MGE) foram na contramão, extinguindo 193,6 mil postos de trabalho.

De acordo com Sebrae, no cálculo geral, “as pequenas empresas foram as grandes responsáveis pelo saldo final de 142,7 mil empregos gerados no país durante o ano, evitando que o drama do desemprego atingisse um número ainda maior de trabalhadores brasileiros. A avaliação é resultado de um estudo do Sebrae feito a partir de dados consolidados pelo Ministério da Economia”. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o resultado já era esperado.

“Nós já verificamos, em outros anos, que os pequenos negócios são os que reagem mais rapidamente a uma situação de crise, retomando a geração de novos postos de trabalho. Por esse motivo, temos negociado com o governo federal e com o Congresso, buscando soluções que permitam a manutenção do socorro a esses empreendedores no momento em que a pandemia ainda não acabou e o nível de faturamento continua abaixo do registrado antes de março do ano passado”, diz.

Empregos nos estados

O estado de Roraima destacou-se como primeiro no ranking de saldo de empregos gerados por mil empregos existentes no estado, no acumulado de 2020, com a proporção de 9,13 empregos por mil empregados e 107,5 empregados por mil empregos no estado, respectivamente. O segundo lugar do ranking ficou com o estado do Pará, com 79,01 empregos por mil empregados.

Receba nossas newsletters