Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Serviços

Morre ícone do turismo Michel Tuma Ness, aos 80 anos

Michel Tuma Ness, presidente da Fenactur

Ícone do Turismo, Michelão faleceu nesta terça-feira (aos 80 anos).

Faleceu na madrugada desta terça-feira (29), aos 80 anos, Michel Tuma Ness, um dos principais nomes do trade turístico nacional. A notícia foi confirmada por amigos e familiares nesta manhã. Michelão, como era popularmente conhecido no setor, estava internado há algumas semanas, em decorrência de complicações de um infarto.

Grande nome do turismo, Michelão passou por diversas funções no setor e atualmente ocupava a presidência da Fenactur e do Clube do Feijão Amigo. Dono de uma vitoriosa história no turismo, começou a trabalhar aos nove anos como engraxate até assumir a presidência da Transbrasil em 2002, quando acabou ficando apenas uma semana no cargo. Antes disso, Michelão fez carreira como vendedor, comercializando desde cintos, sapatos, máquinas de lavar, esparadrapos, até anúncios nas Listas Telefônicas.

Entrou no Turismo pelas mãos de um amigo de infância, o Tasso Gadzanis, um dos principais presidentes da história da Abav Nacional, que na época trabalhava no Banco Econômico. Após isso, Ness passou a vender pacotes para a Copa do Mundo e então criou a sua própria agência, a Status. E foi dentro dela que surgiu o Clube do Feijão Amigo.

Homenagem de amigos e familiares nas redes sociais

Homenagem de amigos e familiares nas redes sociais

Em 2015, lançou um livro de gastronomia com as suas receitas favoritas. Há alguns anos transformou um hobby em negócio com a Mortadela do Michelão, presente em diversos eventos do Turismo, inclusive em estandes do M&E nas feiras do setor. Em 8 de outubro do ano passado, quando completou 80 anos, ele recebeu uma homenagem do Conselho Municipal de Turismo de São Paulo (Comtur) em um evento online, que contou um pouco de sua história.

Sempre mencionado e chamado para compor a mesa em eventos do Turismo, Michel Tuma Ness fará muita falta ao setor, pela sua importância e representatividade. O M&E presta condolências a amigos e familiares por esta perda inestimável.

VEJA FOTOS DE MICHELÃO PUBLICADAS NO M&E

Receba nossas newsletters