Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Política / Serviços

MTur e Aneel debatem flexibilização de pagamento de contas para o setor

8ad4aa16-4bb3-40cc-ac6b-b631ea54378f

Machado Neto e Pepitone deram início às tratativas relacionadas à flexibilização de multas e juros das contas de energia para o setor turístico. (Kiara Mila/MTur)

Medidas de apoio ao setor foram debatidas pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e pelo dretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, na última quinta-feira (22). Conversas para flexibilizar o pagamento de multas e juros das contas de luz, como ação emergencial para atenuar os efeitos da pandemia de Covid-19 no setor, foram iniciadas por ambas as instituições.

“Sabe-se que muitas empresas pagam pelo consumo médio, mas diante da pandemia e lockdowns estabelecidos localmente, não se pode cobrar o consumo médio do período de antes da pandemia logo agora, quando o setor está com a demanda abaixo do mínimo e muitos estabelecimentos estão fechados”, defendeu Machado Neto.

O ministro destacou ainda que o objetivo é proporcionar um fôlego ao setor, fortemente afetado pela pandemia. “Somos sensíveis às dificuldades enfrentadas pelo setor de turismo. Esta é uma medida que busca justamente reduzir o impacto na despesa geral dos empreendimentos porque a conta de energia acaba sendo um custo alto. Então, o nosso objetivo é dar um fôlego aos prestadores de serviços turísticos e, desta forma, preservar os empregos de quem tira do turismo o seu sustento”.

André Pepitone se colocou à disposição para manter conversas com representantes do setor de turismo. “Temos uma área de mediação na agência que poderá promover o diálogo com as distribuidoras de energia e os representantes do setor turístico para buscar possíveis soluções e caminhos a seguir”, ressaltou o diretor da Aneel.

Receba nossas newsletters