Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos / Política

Na abertura do Abav Collab, Marcelo Álvaro Antônio destaca medidas e foca na retomada

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo

Responsável por fechar os pronunciamentos na abertura do Abav Collab, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio destacou as ações realizadas para garantir a sobrevivência do setor de Turismo no Brasil. Ele definiu 2020 como um ano de superação, após um 2019 de medidas importantes como o fim dos vistos para turistas dos Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá e da criação do programa Investe Turismo.

“Fomos surpreendidos por um cenário inédito, uma pandemia sem precedente trouxe enormes perdas para a economia mundial e no turismo estas perdes foram ainda maiores” afirmou.

Álvaro Antônio mencionou os mais de US$ 2,5 trilhões de prejuízo para o Turismo de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). O ministro, porém, afirmou que o momento é de olhar para frente e pensar na retomada. “Mas não estou aqui para olhar no retrovisor e sim olhar para o que se apresenta, acredito que pensar de todo este cenário, o pior já passou. E podemos, na feira de Turismo mais importante do Brasil, iniciar um novo capítulo no nosso setor”, destacou.

Marcelo falou sobre medidas importantes para a sobrevivência do setor, como as Medidas Provisórias 936, 944, 948 e 963, que garantiram manutenção de empregos, crédito, de caixa e segurança jurídica em relação aos adiamentos de viagens. “Para que isso aconteça, o Ministério do Turismo tem contado com apoio do trade e do parlamento brasileiro e da articulação com o setor e demais órgãos para garantir que não ocorresse no Brasil o desmonte do setor como ocorreu em outros países”, ressaltou.

O ministro concluiu seu depoimento falando sobre um plano de ação para retomada, que está em elaboração com o trade turístico e sobre o foco nos destinos em nichos específicos, como turismo rodoviário. “Podemos sair ainda mais fortes de tudo isso, mas para que isso aconteça precisamos de união, e a Abav é o espaço ideal pra que isso aconteça, a retomada já começou”, finalizou.

Receba nossas newsletters