SÃO PAULO – Com mais de 280 novos roteiros para esta temporada, a Europamundo está apostando não só em circuitos regionais, mas circuitos de experiência. “Exclusividade e ofertas sempre foram um diferencial da Europamundo. São tours exclusivos porque nós chegamos em muitas cidades que ninguém chega. Uma rota única, que ninguém no mercado tem”, enfatizou Clayton Araújo, gerente comercial da Europamundo na WTM-LA. São mais de mais de 1.700 roteiros disponíveis para vender em 75 países, somados ao fator da flexibilidade. “Nós permitimos que o passageiro compre pedaços do roteiro, que ele crie um roteiro dentro das ferramentas que nós temos”, complementou.
Circuitos regionais e de experiência
O novo catálogo da operadora envolve ações, principalmente, na região da Península Ibérica, tem circuitos onde o passageiro tem uma proposta de experiência: “Ele chega em um ônibus numa cidade, desce e entra em um veículo pequenininho, privativo, exclusivo, de duas a sete pessoas, e segue para um povoado mais rural, de 15 mil pessoas”. Clayton explica que esse tipo de tour só acontece em locais onde o acesso não comporta veículos grandes. “São cidadezinhas bem pequenininhas, onde é possível experimentar e degustar da culinária típica regional”.
Uma proposta da Europamundo que busca atender um público mais jovem, já que a geração de 35 a 45 anos de idade, que já conhece grande capitais, representa 40% do volume de vendas da operadora.
Perfil de clientes
A Europamundo percebeu e se adaptou à mudança de perfil dos viajantes. “É correto afirmar que nós somos o que você quiser. Temos produtos para atender todo perfil de cliente, desde os que querem turismo rodoviário, viajar em grupos, otimizar a sua viagem, fazer vários países”, pontuou Gerusa Pastuch, consultora comercial da operadora.
Um de seus produtos, chamado “Slow”, contempla circuitos com mais tempo livre e noites extras no meio do circuito para o passageiro aproveitar a cidade da forma que ele queira. “Depois ele se encontra com o grupo novamente, seja no hotel ou no ônibus”, explicou.
Desafios
Gerusa apontou que o principal desafio que uma operadora de turismo hoje são as regiões superlotadas, que comprometem as grandes capitais e os grandes centros urbanos: “Nós entregamos um produto de qualidade quando os nossos roteiros passam por essas regiões, com certeza, mas sempre temos que adaptar as operações, pensar na nossa rede de hotéis, mudar, às vezes, hotéis credenciados conosco, caso eles não estejam mais atendendo à necessidade do nosso público porque realmente essas cidades estão lotadas”.
A consultora comercial enfatiza que na Europa não existe mais alta, média ou baixa temporada em termos de turistas. O desafio é manter os roteiros programados com os passeios, oferecendo, ao mesmo tempo, passeios opcionais. E para isso, o cliente não precisa ficar preocupado. “Se temos um desafio interno em conseguir ingressos ou adaptar isso, nós nos adaptamos, nós fazemos, nós buscamos parceria e garantimos sempre os serviços publicados”, disse Gerusa.
Expectativa para 2025
O anos de 2024 foi de resultados recordes para a Europamundo, superando o ano de 2023 em 4,5%, que já tinha sido um recorde de venda.
“Transportamos mais de 180 mil passageiros, o que consolida a operadora como a maior de circuitos do mundo há mais de oito anos.”
Sobre o mercado brasileiro, 2024 foi abaixo desse crescimento com um recuo de 5%. Clayton atribui esse resultado ao forte crescimento registrado em 2023, que foi muito forte com muitos passageiros ainda reacomodados da pandemia. “E nós não podemos esquecer também que tivemos as chuvas do Rio Grande do Sul que acabaram impactando em cancelamentos, o que trouxe esses números um pouquinho para baixo”, completou.
Para este ano, a expectativa é crescer, pelo menos, de 5 a 7% apesar do desafio deste primeiro quadrimestre: “Vimos grandes mudanças na economia, inflação e guerra tributária e tarifária dos Estados Unidos, que tem impactado um pouco nos créditos. Infelizmente tivemos situações de operadoras de turismo que saíram do mercado deixando algumas agências de viagem desassistidas, mas vemos o trade se movimentando para mostrar credibilidade e confiança”.
“Como em outros momentos nós superamos, estamos certos de que iremos mais uma vez.”
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA