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Agências e Operadoras / Aviação

Turismo corporativo: como driblar o preço das passagens aéreas na alta temporada? Veja dicas

aeroporto brasilia inframerica Turismo corporativo: como driblar o preço das passagens aéreas na alta temporada? Veja dicas

Como driblar a alta das passagens aéreas e outros custos das viagens sem perder as oportunidades de negócios presenciais? (Divulgação/Inframerica)

Os preços das passagens aéreas estão em alta no mesmo momento em que o volume de oportunidades de viagens a negócios não param de crescer. Com o recesso de fim de ano e período de férias escolares se aproximando, a concorrência por espaço em voos, hospedagem e restaurantes se torna um agravante. Mas como driblar a alta das passagens aéreas e outros custos das viagens sem perder as oportunidades de negócios presenciais?

“Estas forças combinadas dificultam a obtenção de descontos favoráveis, termos contratuais ou outros benefícios para os viajantes nas negociações com fornecedores”, diz Luiz Moura, cofundador da agência de viagens corporativas Voll e conselheiro de turismo da FecomercioSP, que deu cinco dicas.

1 – Planeje com antecedência: Ao planejar com antecedência, o viajante tem tempo hábil para acompanhar as variações de preço. O ideal é se programar para antecipar a compra das passagens com pelo menos três semanas antes da data da viagem. Por exemplo, em uma ponte aérea saindo de Congonhas com destino ao Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a mesma passagem aérea pode ter aumento de até 216% se, ao invés de comprada com 20 dias de antecedência, ela for adquirida apenas 3 dias antes;

2 – Datas flexíveis: Teste turnos e dias diferentes ao simular a compra de passagens aéreas para a mesma viagem;

3 – Hospedagem: Teste também um dia antes ou depois para partida e chegada, para a mesma viagem, quando possível. Como estratégia de retomada sustentável de negócios, muitas redes de hotéis estão adotando políticas de precificação dinâmica — similar à que já é praticada pelos aplicativos de mobilidade urbana —, elevando os preços das diárias em períodos de alta procura e ocupação.

4 – Chegadas e partidas: Avalie ainda opções diferentes de aeroportos. Um exemplo é Maragogi, em Alagoas. A cidade do litoral nordestino está praticamente à mesma distância tanto do aeroporto de Maceió (124km), capital do mesmo estado, quanto de Recife (130km), capital do estado vizinho Pernambuco;

5 – Turismo a trabalho: No caso do viajante corporativo, a empresa que tem em mãos ferramentas modernas, como plataformas que ofereçam recursos arrojados, terão com certeza mais chances de economizar, pois por meio delas é possível ter comparativos de preços, mais agilidade e transparência no processo de reservas.

“É fundamental organizar a agenda corporativa para que encontros e eventos presenciais com times de outros países não sejam realizados em períodos de alta demanda, como feriados regionais, por exemplo. Por isso sugerimos que os gestores de viagens adotem campanhas de comunicação interna de engajamento dos líderes para o acompanhamento próximo dos orçamentos das viagens corporativas”, diz Eduardo Vasconcellos, diretor financeiro da Voll.

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