ASWAN – No último dia do famtour da Orinter, em parceria com a Exotic Tours and Travel, o grupo composto por agentes de viagens de São Paulo e Minas Gerais se deslocou de Aswan a Abu Simbel, em um trajeto de ônibus pelo deserto do Saara, às duas horas da manhã, com o objetivo de chegar ao Templo de Ramsés II a tempo de assistir ao nascer do sol.
A programação também incluiu um passeio de faluca pelo Rio Nilo, onde o grupo pôde apreciar vistas do Mausoléu de Agha Khan, da Ilha Elefantina e do Jardim Botânico. O itinerário contemplou ainda visitas à Represa Alta de Aswan e ao Templo de Filae.
- Orinter promove imersão na iconografia dos templos egípcios durante famtour; veja fotos
- Orinter destaca exploração no Vale dos Reis e passeio de balão durante famtour no Egito, veja fotos
- Famtour da Orinter no Egito chega em Luxor para um cruzeiro no Rio Nilo, veja fotos
Abu Simbel
O complexo de templos de Abu Simbel, localizado às margens do Lago Nasser, foi construído no século XIII a.C. por ordem de Ramsés II, para celebrar seu poder e sua conexão com os deuses. Esculpidos na rocha, os templos possuem quatro estátuas colossais do faraó na entrada, orientadas de modo que, duas vezes ao ano, os raios solares iluminem o santuário.
Com a construção da represa de Aswan nos anos 1960, uma operação internacional foi realizada para mover os templos a um local mais alto, evitando sua submersão. O complexo é reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Decorados com hieróglifos e relevos que retratam as vitórias militares de Ramsés II e aspectos da vida no Egito Antigo, os templos também incluem um menor, dedicado à rainha Nefertari.
As estátuas de 20 metros e a precisão astronômica demonstram o conhecimento avançado dos egípcios em engenharia e astronomia. A relocação dos templos tornou-se um símbolo da cooperação internacional na preservação do patrimônio cultural.
Templo de Philae
O Templo de Philae, situado em uma ilha no reservatório da represa de Aswan, é um dos mais importantes complexos religiosos do Egito, dedicado à deusa Ísis. Considerado um dos últimos refúgios da antiga religião egípcia, o templo manteve suas tradições mesmo após a chegada do cristianismo.
Originalmente localizado em uma ilha sagrada, Philae foi expandido ao longo dos séculos por diversos faraós. A construção da represa de Aswan nos anos 1960 ameaçou submergir o templo, mas ele foi salvo por uma operação internacional que o transferiu para a Ilha Agilkia.
O templo se destaca por sua arquitetura e arte ricas, com capelas, salas e corredores decorados com relevos e hieróglifos que retratam Ísis, figura central no local. Ele também apresenta influências greco-romanas, devido à dominação estrangeira no Egito. Filae é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, valorizado por sua importância cultural, religiosa e arqueológica.
Além de seu papel como centro de culto, Philae era um local de peregrinação, onde os fiéis acreditavam que Ísis poderia proporcionar vida após a morte.
Famtour Orinter
A viagem, que tem como objetivo promover uma imersão cultural e apresentar a estrutura turística aos agentes de viagens brasileiros, conta com a presença dos seguintes profissionais:
- Jaine Ananda da Silva Bertipaglia, da Ares Travel
- Carolina Camargo Mattos, da Be One
- Carmen Fernanda Guglielmo, da Boscovich
- Giuliano Jorge Wassall, da Clube Turismo Ribeirão Preto
- Jose Nunes Neto, da Clube Turismo Assis
- Pedro Henrique Vieira Kemp, da Clube Turismo Marília
- Telma Regina Mangini de Oliveira, da I Believe in Magic
- Pedro Motta Hellmeister, da Orinter
- Aline Silva, da Orinter
- Jose Roberto Pitol Segundo, da Pitoltur
- Silvia Maria Lourenço Vanderley Nanes, da Plan & Travel Consultoria de Turismo
- Renata Piedade Zaninotto, da Renata Piedade Viagens
- Rodrigo Reis de Rezende Costa, da TZ Viagens
- Vagner Lazarini, da TZ Viagens
- Juliana Albuquerque, da Vivi Passeri
Veja os melhores momentos da viagem na galeria abaixo.
Galeria Orinter
*O MERCADO & EVENTOS viaja a convite da Orinter, com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.