Os integrantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav/SP) e a diretoria da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) se reuniram para avaliar a insatisfação dos consumidores com o setor de viagens e turismo. Entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 2.086 reclamações relacionadas ao setor – mais de 50% dizem respeito a compras efetuadas por meio de sites de compras coletivas.
O encontro serviu principalmente para esclarecer os procedimentos que seriam adotados após a repercussão do caso Trip & Fun, agência de viagens que cancelou pacotes turísticos, sem informar aos clientes sobre o que exatamente aconteceria em seguida. Depois de decidir pela suspensão da agência de seu quadro associativo, a entidade reuniu-se com os representantes da mesma e definiu como prioritária a volta dos estudantes que se encontravam no exterior e que tiveram seu retorno comprometido. De acordo com a Trip & Fun, a crise teve início ainda no ano passado, quando diversos voos foram cancelados por conta das cinzas expelidas pelo vulcão chileno.
Na reunião, representantes do Procon-SP informaram que, apenas no primeiro semestre de 2012, 2.086 reclamações relacionadas a serviços de viagens e turismo foram feitas pelos consumidores, prejudicados por algum fornecedor do setor. O número é 28% maior do que o registrado no mesmo período de 2011, quando 1.686 queixas foram registradas.
Foi cogitada ainda a conveniência e oportunidade de edição de um guia conjunto de boas práticas do setor, semelhante à cartilha anterior, editada pela Câmara Especial de Turismo, no ano 2000.
Pamela Mascarenhas