Câmbio:

Idiomas:

“Procura pelos santuários europeus é muito grande”

Anna Carolina Caro, diretora Caminhos Sagrados (Operadora Católica)
Anna Carolina Caro, diretora Caminhos Sagrados (Operadora Católica)

Especializada em realizar caravanas rumo aos principais santuários do mundo, a operadora católica Caminhos Sagrados aposta não só na vontade do brasileiro de conhecer um país no exterior, mas também em aprender com a cultura da região. Segundo sua diretora, Anna Carolina Caro, o foco da operadora no início em 2008 era Israel, mas a procura pelos santuários mudou isso. “Levar pessoas para Terra Santa, a empresa nasceu assim. Como a procura por santuários europeus é muito grande, os incluímos no nosso roteiro. A Caminhos Sagrados trabalha focada exclusivamente com o mercado católico, e peregrinações para os santuários europeus e oriente médio (Israel, Egito e Jordânia, e Turquia e Grécia. Não trabalhamos com nacional. Entre eles os principais destinos estão os santuários europeus de Fátima (Portugal) e Lourdes (França)”.

Em agosto de 2012 a empresa deixou de atender viagens individuais para melhorar o atendimento aos grupos. A iniciativa de trabalhar com grupos fechados foi tomada com o intuito de prestar um serviço ainda mais especializado para o público que tem procurado a operadora nos últimos anos. “Até julho trabalhávamos com grupos nossos ou agências de viagem. Agora só trabalhamos com grupos fechados, com número mínimo de seis passageiros e grupos de peregrinação a partir de 15.
Esse foco no atendimento é vantagem para todos”, apontou a diretora.

Anna Carolina também falou sobre o aumento de procura aos santuários. Com a expansão do mercado do Turismo Religioso, cada vez mais as pessoas viajam pela fé, principalmente pela devoção à Virgem Maria. Além dos famosos Santuários Marianos da Europa, destinos como Turquia e Jordânia têm se destacado no Turismo católico. “Na Caminhos Sagrados não sentimos que a crise afetou a busca por viagens. Com a alta do dólar e a recessão, não tivemos queixas ou paramos de vender viagens. Tínhamos previsão de aumento de 11% e acredito que isso tenha se mantido, não tivemos recesso nem o crescimento esperado. Até 2013, a gente já notou um aumento na procura em torno de 30%. Acho que o mercado está voltando a aquecer, não foi para trás, se manteve, e está voltando a crescer”.

A Turquia triplicou sua receita turística no período de dez anos. No ano 2000, o país recebeu dez milhões de estrangeiros, chegando a quase 30 milhões de visitantes no ano de 2010. Estima-se que a Turquia tenha apenas 6% da população cristã, mas possui em seu território grandes marcos do cristianismo, como a última morada de Nossa Senhora, na cidade de Éfeso. A Jordânia é outro país que tem se consolidado como destino católico, após a visita do Papa João Paulo II em 2000. As receitas do Turismo da Jordânia correspondem aproximadamente a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) da nação. O número de visitantes brasileiros no país vem crescendo a cada ano, chegando a aumentar 75% se comparados os anos de 2009 e 2010.

Mídias sociais são uma grande fonte de publicidade

A diretora da Caminhos Sagrados comentou como as redes sociais ajudam na divulgação não só da operadora, mas pelo fato de ligar o cliente ao destino. “Nosso grupo sempre acreditou naquilo que o mercado chama de ‘touch leadership’, quando você interage com o mercado e mostra que sabe o que você está vendendo. Desde o início da operadora, já utilizávamos Twitter, Facebook, blog e outra mídias, porque acreditávamos que esta interação com o público não é simplesmente para mostrar, mas ter a interação, de mostrar o que está vendendo, além da possibilidade de fazer a propaganda. Acredito que as mídias sociais são uma grande fonte de publicidade”.

Anna Carolina também destacou como o retorno pode ser maior, com um investimento bem menor. “Ajuda a divulgar a marca, porque antes era necessário fazer anúncio em revistas, portais e outros meios de comunicação. O gasto era muito maior, e o retorno sobre o investimento era difícil de se calcular. Quando você passa a trabalhar direto em contato com o seu público, passa a ter números de qual o seu retorno e seu alcançe. É um multiplicador muito grande.”

Filipe Cerolim

Tópicos relacionados