Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Hotelaria

PL que trata da cobrança do Ecad nos hotéis passa a tramitar em regime de urgência

Hotelaria pede que cobrança do Ecad nos quartos seja extinta

Hotelaria pede que cobrança do Ecad nos quartos seja extinta

Acaba de ser aprovado pela Câmara dos Deputados o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 33968/97, que trata da isenção da cobrança do Ecad em quartos dos hotéis. O pedido foi feito pelo deputado Newton Cardoso (MDB/MG). Para o parlamentar, isso garantirá que o tema de direitos autorais seja discutido de forma ampla na sociedade. Este projeto começou a tramitar na cada em 1997, mas nunca chegou a entrar em votação.

“Com a votação do requerimento, o projeto passa a ter urgência constitucional e trava a pauta da Câmara dos Deputados. Trata-se de uma vitória histórica!”, definiu o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares. “Com essa vitória, acreditamos que é possível que o projeto seja votado na semana que vem. Hoje nós mostramos que a Hotelaria e o Turismo é unido e é forte. As dificuldades nos uniram e nos fortaleceram no cenário da política nacional”, complementou.

Na visão da hotelaria, esta cobrança não deveria existir. O argumento é que o pagamento referente as áreas comuns dos empreendimentos é devido e justo. No entanto, o setor questiona a extensão desta cobrança aos apartamentos – uma vez que são de uso privativo dos hóspedes.

Linhares lembrou que o tema foi incluído no texto original da Medida Provisória 907. No entanto, o trecho acabou sendo suprimido na votação final do projeto com a promessa de que o tema voltaria na MP 948 – o que também não ocorreu. Havia um acordo para concentrar esforços na tramitação deste projeto.

Receba nossas newsletters