De acordo com o ranking da plataforma de busca de recompensas de viagens Point.me, o Flying Blue , programa de fidelidade da Air France-KLM , foi eleito o melhor do gênero em todo o mundo. O LifeMiles da Avianca ocupa o primeiro lugar na América Latina.
A Point.me avaliou 62 programas de fidelidade de companhias aéreas de todo o mundo usando nove critérios, destacando a facilidade de ganhar milhas, taxas de resgate, disponibilidade de voos em companhias aéreas parceiras e facilidade de reserva como os fatores mais importantes.
O segundo lugar no ranking global vai para o programa Aeroplan da Air Canada, seguido pelo MileagePlus da United Airlines em terceiro lugar.
Destaques da classificação:
- Flying Blue (Air France e KLM): Com uma pontuação de 93,06 em 100, o Flying Blue venceu seu concorrente mais próximo por mais de 15 pontos. Point.me destacou a facilidade de ganhar pontos através de suas extensas parcerias e excelentes valores de resgate como seus principais pontos fortes.
- Aeroplan (Air Canada): Este programa obteve notas altas pela disponibilidade de assentos-prêmio em companhias aéreas parceiras, com a malha mais extensa do mundo e rotas generosas.
- MileagePlus (United Airlines): Apesar da atenção negativa nos últimos anos, continua competitivo em muitos aspectos, especialmente para viajantes menos frequentes.
Outros programas notáveis no top 10 incluem:
- British Airways Executive Club e Virgin Atlantic Flying Club , empatados na quarta colocação.
- AAdvantage da American Airlines em sexto lugar, seguido pelo Mileage Plan da Alaska Airlines em sétimo e TrueBlue da JetBlue em nono.
Faixas regionais e contexto geral – Regionalmente, o Aeroplan da Air Canada lidera na América do Norte, enquanto o LifeMiles da Avianca ocupa o primeiro lugar na América Latina. O Privilege Club da Qatar Airways está no topo da lista no Oriente Médio e na África, enquanto o Asia Miles da Cathay Pacific, o KrisFlyer da Singapore Airlines e o Mileage Club da ANA compartilham a primeira posição na Ásia-Pacífico.
Num ambiente cada vez mais complexo, muitos viajantes frequentes queixam-se de que os pontos das suas companhias aéreas já não têm o mesmo valor. Recentemente, o Departamento de Transportes dos EUA anunciou uma investigação sobre os programas de fidelidade das companhias aéreas dos EUA para proteger os direitos do consumidor.