Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Aviação / Destinos / Feiras e Eventos / Fotos / Hotelaria

Santiago del Estero, na Argentina, recebe MotoGP e milhares de turistas brasileiros

Circuito Internacional Termas de Río Hondo, em Santiago del Estero.

Circuito Internacional Termas de Río Hondo, em Santiago del Estero

O subsecretário de Turismo de Santiago del Estero (ARG), Nelson Bravo, representando o governador da província, Gerardo Zamora, falou nesta segunda-feira (21) sobre a etapa sul-americana do Grande Prêmio de MotoGP 2022 na Argentina e o que representa esse grande evento esportivo também para o turismo local e da região norte da Argentina (Salta, Jujuy, Tucumán, Misiones), principalmente quando se trata de turistas e visitantes brasileiros.

Somente para o MotoGP, o Brasil responde por 51% do total de turistas estrangeiros que chegam a Santiago del Estero todos os anos. Em média, mais de 12 mil brasileiros prestigiam o evento, mas aproveitam também para conhecer as mais variadas atrações turísticas da região e permanecem no país-irmão, em média, 10 dias. Boa parte desses turistas que acompanham a prova de motociclismo a cada edição são motociclistas que partem em caravanas dos estados do sul, em especial de Curitiba.

A cada ano, desde 2014, quando o MotoGP começou a ser disputado na Argentina, o volume de turistas cresce, alcançando em 2019, antes da pandemia, cerca de 180 mil. Paralelamente, a economia na região acompanha esse crescimento, fechando o ano pré-pandemia com uma movimentação superior a 1,1 bilhão de pesos.

Impacto econômico

VisitantesAno 2014: 125.961

Ano 2015: 130.360

Ano 2016: 136.969

Ano 2017: 167.398

Ano 2018: 171.624

Ano 2019: 179.551

Economía

 

Ano 2014: $ 371.944.873

Ano 2015: $ 445.361.122

Ano 2016: $ 512.233.844

Ano 2017: $ 660.000.000

Ano 2018: $ 864.000.000

Ano 2019: $ 1.100.000.000

HotelariaMais de 30.000 leitos

300 estabelecimentos de hospedagem

2 províncias com impacto direto

9 províncias com impacto indireto.

 

AUDIÊNCIA TOTAL – pela TV quase 10 milhões de lares, através das redes do MotoGP audiência global de 27,1 milhões de seguidores gerando mais de um bilhão de conversas.

A única etapa na América do Sul da categoria máxima do motociclismo internacional, equivalente à Fórmula 1, retorna este ano depois da pandemia, já que nas edições 2020/2021 não houve competição. O mundial deste ano será realizado nos dias 1, 2 e 3 de abril, correspondente à terceira data de disputas do mundial, no Circuito Internacional Termas de Río Hondo, em Santiago del Estero.

A organização do MotoGP já garantiu a manutenção do GP da Argentina nos próximo três anos seguintes, até 2025 e, certamente mantendo a etapa argentina com exclusividade na América do Sul. Texas, nos Estados Unidos é a segunda das etapas nas Américas.

A comitiva “Destino Santiago del Estero” que acompanhou o governador Gerardo Zamora em sua visita ao Paraná, além de representantes de redes hoteleiras, operadores e agentes de viagem da região de Santiago del Estero contou com a presença do gerente Comercial da Aerolineas Argentinas no Brasil, Ivan Blanco Cadahaia.

O executivo adiantou que em 4 abril retoma voos de Curitiba, em 5 de abril começa Porto Alegre e um novo voo de Brasília (4 x por semana, pousando no Aeroparque, a 15 minutos do centro de Buenos Aires). Ivan Blanco lembrou que hoje a Aerolíneas Argentinas tem voos para São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.

E concluiu assinalando que Aerolineas vai incrementar o número de voos de Buenos Aires para Santiago del Estero nas datas próximas ao MotoGP para melhor atender o volume crescente de reservas que se espera por ocasião do evento.

Mais informações https://www.motogp.com/es/evento/argentina ou http://www.turismosantiago.gob.ar/.

Calendário GP 2022

O Mundial de Motociclismo se prepara para  temporada 2022, mais longa e exigente já que o calendário prevê a disputa de 21 etapas, começando com o GP do Qatar (6/03), seguido do GP da Indonésia (20/03) e chegando, em abril, ao tão esperado pelo público brasileiro, o GP da Argentina. Antes da fase europeia que tem início dia 24 de abril, com o GP de Portugal (Algarve), no dia 10 será a vez do GP das Américas, nos EUA.

Posteriormente, entre maio e junho, serão realizadas as etapas Jerez de la Frontera (Espanha), Le Mans (França), Mugello (Itália), Barcelona (Espanha), Schasenrin (Alemanha), Assen (Países Baixos) e Kymiring (Finlândia). O mundial de motociclismo abre o segundo semestre em Silverston (Grã-Bretanha), segue em Red Bull Ring (Áustria), Misano (Itália) e Aragón (Espanha).

Em setembro e outubro serão disputadas as etapas asiáticas GPs do Japão e Tailândia, enquanto os capítulos finais do mundial de motociclismo acontecem na Austrália e Malásia, em outubro, e termina em 6 de novembro no GP da Comunidade Valenciana (Espanha).

Santiago del Estero e arredores

As opções de turismo são muitas na região conhecida também como área de playgrounds naturais, atmosfera descontraída, rica em herança arquitetônica e atraentes estuários de pesca. Em Santiago del Estero conheça a Catedral Basilica, cuja fachada grandiosa domina a praça principal, ande pela Plaza Libertad e o Parque Aguirre, decorado com fontes de pedra e eucaliptos.

Conheça a história da província no Centro Cultural do Bicentenário, onde é possível ver cerâmicas pré-colombianas, fósseis pré-históricos e uma coleção de pinturas argentinas. Não deixe de conhecer a herança religiosa no Museu de Arte Sacra.

Visite também Termas de Río Hondo, uma cidade construída ao redor das águas termais do rio homônimo e relaxe nas águas medicinais antes de receber uma massagem. No Museo Municipal Rincón de Atacama veja as relíquias humanas de seis mil anos de idade e os fósseis de animais de até cinco milhões de anos.

GALERIA

Receba nossas newsletters