Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Destinos / Feiras e Eventos

Schultz promove imersão cultural de agentes de viagens em Nova Petrópolis (RS); veja fotos

IMG 6791 Schultz promove imersão cultural de agentes de viagens em Nova Petrópolis (RS); veja fotos

RIO GRANDE DO SUL – Entre os dias 27 e 30 de março a Schultz Operadora promoveu a 14ª Convenção, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis (RS), o evento reuniu 260 agentes de viagens de 126 cidades e 20 estados do Brasil. O evento foi encerrado com uma festa no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, com direito a música e dança, além de comidas e bebidas típicas.

“Um sucesso! É a partir daqui que nós vamos nos desenvolver e mostrar os nossos diferenciais. Esse destino vai se beneficiar muito, pois os agentes de viagens estão muito engajados, trabalharão com nossos roteiros e criarão os próprios também. Em breve nossos concorrentes chegarão aqui e isso quer dizer que Nova Petrópolis, a partir da chegada da Schultz, será outra cidade” pontua Aroldo Scultz, presidente da Schultz Operadora.

A edição marcou a retomada de eventos para a operadora além de colocar a cidade de Nova Petrópolis na prateleira, como novo destaque dentre os produtos. A programação contou com lançamentos, como o serviço de telemedicina, os Circuitos Europa Brasileira e Alagoas Imperdível, campanhas de venda em parceria com o Jalapão 100 Limites, a RCD Hotels e a Europamundo e tours para os agentes conhecerem o destino.

“Tenho certeza que nossas vendas subirão e assim, contribuiremos para o desenvolvimento da economia local. Só espero que a cidade não perca sua originalidade, porque é isto que a torna diferente”, endossa.

Alemanha brasileira

Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis, cidade do Rio Grande do Sul, é um acervo vivo da cultura germânica, que se espelha na arquitetura, costumes e cultura. Para quem chega de avião, as opções são o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a aproximadamente 40 quilômetros de distância ou 1h20 de carro, e o Aeroporto Regional de Caxias do Sul, a cerca de 35 quilômetros, por volta de 40 minutos de carro.

O destino, que possui cerca de 21.7 mil habitantes, conforme os dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, faz parte da Rota Romântica, que é composta por 14 municípios da região serrana, dispostos a curta distância um do outro, permitindo a visitação em mais de uma localidade no mesmo dia.

O caminho é inspirado em um roteiro do mesmo nome que existe na Alemanha e engloba: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

Com a famtour, a Schultz visa colocar Nova Petrópolis no topo das vendas do agente de viagens, integrando inclusive, com visitação a Gramado e Canela, que são dois destinos já conhecidos. “Antes da Schultz, muitos estabelecimento de Nova Petrópolis não estavam online e agora estão tanto para a Schultz quanto para todo o mundo. A cidade não compete com Gramado e Canela, e sim agrega, portanto o excesso de turistas dessa cidades poderão vir para cá ou simplesmente englobar as três em seu roteiro”, declara Aroldo.

História, cultura e gastronomia

Longe do caos das cidades grandes, Nova Petrópolis é um destino para respirar, ao mesmo tempo, história, cultura e gastronomia, além de instigar o visitante a pronunciar corretamente as palavras em alemão. Um dos exemplos é o Eisbein, prato típico da culinária germânica, feito com joelho de porco e servido com chucrute.

Outra opções que não podem deixar de serem apreciadas são a Weisswürst, linguiça branca produzida com carne de vitela e bacon; Sauerkraut, chucrute feito à base de repolho; e o Kartoffelklösse, um bolinho de batata. Os pratos podem ser degustados em restaurantes como o Zaandam e Lindenhof, que são mais tradicionais.

A união de música, dança e gastronomia pode ser tanto apreciados no Lindehof quanto no Centro de Tradições Gaúchas, onde o churrasco é o carro chefe e há diversos pratos à base de batata, alimento típico da cultura alemã, que foi introduzido por volta de 1630 como uma forma de compensar safras ruins de cereais e acabar com a fome.

Nova Petrópolis abriga ainda a experiência Edelbrau, uma cervejaria que integra um museu interativo e o serviço de degustação de chopps com sabores variados, bebida esta que é uma das características mais marcantes da cultura.

Galeria:

Baseado em uma área de dez hectares, O Parque Aldeia do Imigrante inclui construções feitas com a técnica Fachwerk (Enxaimel), que consiste montagem de paredes com vigas de madeira nas posições verticais e horizontais, encaixadas entre si, preenchidas com pedras ou tijolos de barro e untadas com esterco, além de terem um revestimento e pintura para acabamento.

Na propriedade, as construções contam a história da colonização, há uma loja de doces, como o Streuselkuchen (Cuca), que é uma espécie de bolo-pão popular germânico. Uma peculiaridade do parque é o cemitério, apresentando lápides com escritos em alemão datados de séculos atrás.

Ponto de encontro para piqueniques de casais e em família, o Parque Pedras do Silêncio, conta a história da imigração em 80 pedras de arenito, divididas entre as estações Saga dos Imigrantes, Espaço das Profissões, Culturas e Tradições. A obras em sua maioria foram feitas pelos escultores Cristovão Hullen e Rogério Bertoldo, além de Rodrigo de Azevedo, responsável por um exemplar. O estabelecimento abre diariamente das 9h30min às 18h e o valor das cestas de piquenique difere do ingresso.

É valido ainda, passar pela rua coberta, praça das flores para apreciar os jardins, ir no labirinto verde, conhecer as propriedades medicinais dos produtos do Armazem Rosenberg, o único no país com cultivo da rosa Mosqueta e para os mais aventureiros, praticar voo livre no Ninho das Águias, que fica a 4 quilômetros da cidade e a 684 metros de altitude. O acesso é feito pela BR 116, na altura do km 181.

Galeria:

Nova Petrópolis é também marcada pela força do cooperativismo, movimento iniciado por volta de 1902 com a criação do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred), primeira instituição do gênero na América Latina, pelo Padre Theodor Amstad, cuja figura possui uma praça em sua homenagem, e a qual atuou como parceira da Schultz na execução da 14ª Convenção da Operadora.

Em termos de hotelaria, os agentes de viagens puderam experimentar os serviços dos estabelecimentos: Hotel Petrópolis, Hotel Pousada Mikas, Pousada dos Plátanos, Pousada da Neve, Pousada Serrana, Hotel Alles Berg, Hotel Jardins da Colina, Pousada Baronesa, que estão sendo comercializados nos pacotes da operadora.

Encerramento

A festa de enceramento foi marcada por dança, comida e networking, além da interação dos agentes de viagens com a cultura alemã. Veja os melhores momentos abaixo.

Galeria:
Receba nossas newsletters