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Agências e Operadoras / Hotelaria / Serviços

Sebrae lista dicas para gerir pequenos negócios do Turismo durante paralisação

Germana Magalhães, coordenadora de Turismo do Sebrae (Reprodução Youtube)

Germana Magalhães, coordenadora de Turismo do Sebrae (Reprodução/Youtube)

A crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus atingiu em cheio o setor de Turismo, de longe um dos mais afetados. Este impacto deve ser sentido principalmente por pequenas e médias empresas, que compõe 99% da cadeia do setor, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).  Elas representam 1,9 milhão de empreendimentos no mundo, como agências de turismo, hotéis e pousadas, transporte, atrativos, eventos e até bares e restaurantes.

Neste cenário de paralisação e suspensão das atividades provocado pela pandemia, a sobrevivência destas empresas dependerá de um trabalho detalhado de planejamento e estruturação de canais de atendimento com o cliente visando a negociação das reservas que possam ser utilizadas futuramente, seja remarcando ou gerando créditos, além de dar respostas e soluções rápidas a clientes e fornecedores.

“É essencial que a política de cancelamento seja flexibilizada ao máximo para que essa reserva seja remarcada, evitando o cancelamento e o reembolso. Em um momento como esse, reservas futuras podem garantir o fluxo de caixa mínimo. Depois que todas as medidas emergenciais e de adaptações estiverem em curso, é importante o empresário começar a planejar iniciativas para a retomada da normalidade”, explica Germana Magalhães, coordenadora de Turismo do Sebrae.

Para ajudar neste processo de gestão de crise, o Sebrae listou uma série de dicas sobre medidas que podem ser adotadas durante este período de pandemia.

O que pode ser feito no período de paralisação das atividades:

  • Transfira o que for possível das atividades com sua equipe, fornecedores e clientes por canais a distância/ virtuais.
  • Comunique em todos os canais as medidas que a empresa está tomando relacionadas à política de cancelamento. Aproveite esse momento para demonstrar os serviços futuros.

Planeje como irá administrar sua empresa nesse momento de paralisação e fique atendo às medidas governamentais.

  • Analise quais contratos podem ser negociados para depois, converse com os fornecedores.
  • Isole ambientes que ficaram parados durante este período.
  • Acompanhe e planeje o fluxo de caixa.
  • Fique atento às medidas econômicas do governo e bancos quanto ao apoio aos pequenos negócios e ao setor de turismo.
  • Converse com seus agentes financeiros sobre linhas de créditos e flexibilização de pagamentos de empréstimos

Depois que todas as medidas emergenciais e de adaptação estiverem em curso, comece a pensar na sua retomada.

  • Mantenha-se ou se insira na governança do seu destino, esse é o momento de se unir e trocar boas praticas.
  • Use o momento para refletir sobre o seu negócio, veja como ele está posicionado. Se reorganize para, quando essa fase passar, a empresa retorne mais fortalecida.
  • Pense em uma campanha de marketing associada ao destino no qual está inserido.
  • Avalie novos canais de comercialização e mantenha ainda mais forte o que a empresa já tem.
  • Crie conteúdos que demonstrem a experiência futura que o cliente terá, sempre deixando a mensagem que no momento ele precisa ficar em casa, mas que em breve o seu serviço ou produto estará ainda melhor pra recebê-lo.
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