Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Aviação / Feiras e Eventos / Hotelaria

Setor de Turismo já perdeu 144 mil empregos em SP durante a pandemia

O estado de São Paulo acumula um saldo negativo (contratações – demissões) de 144 mil empregos formais no setor de turismo desde março do ano passado, quando iniciaram as restrições provocadas pela pandemia de Covid-19. Neste período apenas quatro meses registraram um número de contratações maior que o de demissões. A expectativa do Governo de São Paulo é que o setor recupere cerca de 116 mil empregos até o fim do ano, com o avanço da vacinação.

O pico de demissões ocorreu em abril de 2020, quando o saldo de empregos formais foi de -57 mil. O mês ficou marcado por registrar os piores índices da história na aviação comercial e também na hotelaria. Em São Paulo, a taxa de ocupação hoteleira ficou em 6%, enquanto os desembarques somaram apenas 400 mil.

Depois de abril, os piores resultados foram registrados em março de 2020 (-35 mil) e maio (-22 mil), somando 114 mil empregos a menos somente nos três primeiros meses de pandemia. Entre junho e agosto o saldo foi de 40 mil empregos a menos. No início da retomada do setor, em setembro, o saldo ainda foi negativo -(2 mil), mas em uma escola bem menor que nos meses anteriores.

Saldo de empregos dem São Paulo durante a pandemia

RESULTADOS POSITIVOS NO ÚLTIMO TRIMESTRE

Após sete meses seguidos de saldo negativo, as contratações voltaram a superar as demissões no último trimestre do ano. Entre outubro e dezembro foi registrado um saldo positivo de 23 mil empregos, com destaque para o mês de novembro, com 11 mil.

2021 NO NEGATIVO

Apesar do processo de recuperação do fim de 2020, a segunda onda da pandemia afetou novamente a empregabilidade no setor. Entre janeiro (-4 mil) e fevereiro (+ 4 mil) o saldo ficou zerado. Mas o aumento do número de casos e óbitos levou o estado a registrar novamente uma marca expressiva, com 11 mil empregos a menos no mês de março.

Receba nossas newsletters