Depois da Tia Augusta o mercado foi surpreendido hoje pelo anúncio do fechamento das portas da tradicional operadora Shangri-La. Com 24 anos de atuação no mercado, a operadora confirma que pelo menos mil clientes que adquiriram pacotes não poderão viajar pela mesma. Por sua vez a Braztoa emitiu também um comunicado lamentando o fechamento da operadora. Veja o que dizem as duas notas oficiais.
Por meio de comunicado, a Shangri-la Viagens e Turismo informa o encerramento das atividades por dificuldades financeiras. Confira o comunicado:
“É com enorme tristeza que a Shangri-la Viagens e Turismo comunica aos seus clientes, fornecedores e parceiros que está encerrando as suas atividades neste dia 27 de dezembro. A empresa vinha tentando nos últimos meses contornar as dificuldades financeiras, porém, lamentavelmente, não conseguiu superar os graves problemas existentes. Diversos fatores contribuíram para que essa decisão fosse tomada, tais como:
1) A existência de uma ação de dissolução de sociedade que ainda tramita na Justiça, movida por um ex-sócio da Shangri-la Viagens e Turismo;
2) A grave doença que recentemente acometeu a principal sócia da empresa;
3) A alta do dólar e a escassez de linhas de crédito para fazer frente ao forte endividamento.
A Shangri-la Viagens e Turismo informa que aproximadamente 1.000 clientes com pacotes comprados antes de 20 de dezembro de 2012, com data de embarque até abril de 2013, estão sendo contatados para que sejam passadas as orientações necessárias, na derradeira tentativa de possibilitar a realização das viagens com umas das 97 operadoras filiadas à Braztoa, que se colocaram à disposição para ajudar. Além disso, os clientes podem fazer contato diretamente com a equipe responsável da Shangri-la, por intermédio do telefone 21 3221-5400.
A empresa esclarece ainda que ingressará, nos próximos dias, com pedido de Recuperação Judicial ou Autofalência, com o objetivo de tentar ressarcir eventuais prejuízos de seus clientes.
A direção e toda equipe da Shangri-la Viagens e Turismo se solidariza com seus clientes e espera, sinceramente, que todos os problemas consigam ser superados. Também agradece a confiança e prestígio das mais de 200 mil pessoas que a escolheram como parceira.
Por último, a empresa pede desculpas pelas falhas cometidas, mas espera que seus 24 anos de existência possam ter contribuído para a realização de muitos sonhos.
Já a Braztoa lamenta a decisão da Shangri-La e emitiu ao mercado a seguinte nota:
A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) lamenta a suspensão das atividades da Shangri-lá Viagens e Turismo, operadora associada à entidade. A diretoria da Braztoa solicitou apoio a todos os seus associados para que, mediante disponibilidade, ofereçam condições especiais aos passageiros da Shangri-lá que já haviam adquirido seus pacotes, minimizando prejuízos e garantindo assim as viagens programadas. (Atualizada às 12h20)
Leia também:
Presidente da Abav-RJ lamenta o encerramento da Shangri-lá
Filipe Cerolim