A SITA, empresa de comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, anunciou a parceria com a Datalex, fornecedora de software e soluções para viagem. As duas empresas colaboraram para o desenvolvimento da plataforma do Novo SITA Horizon E-commerce, que fornece um portal de vendas e serviços às companhias aéreas. Esta tecnologia permite que as aéreas conduzam suas estratégias de distribuição direta, através da oferta de novas opções de compras e recursos de merchandising online.
De acordo com a SITA/Airline Business 2012 Airline IT Trends Survey, quase todas as companhias aéreas já vendem bilhetes através de seus sites e mais de 70% também oferecem serviços auxiliares. Em três anos, esse percentual deve aumentar para 90%.
O portal funciona em tempo real para fornecer ao usuário uma pesquisa flexível, além de indicar ofertas relevantes para os passageiros, monitorando de forma contínua a sua visita no site de uma companhia aérea. Os passageiros poderão conferir o horário certo do bilhete e também poderão adquirir tudo que é necessário para a viagem em um só lugar. Eles poderão fazer as compras, não apenas pela origem e destino, mas também pelo calendário, experiência pretendida, orçamento da viagem ou através de um mapa. Além disso, também poderão adquirir outras necessidades para uma viagem, incluindo seguro e locação de carro, e reserva de hotel em uma única transação.
Allison O’Neill, vice-presidente de Soluções de passageiros da SITA, diz: “As companhias aéreas devem continuar se adaptando para atender às novas exigências do consumidor que são conhecedores de tecnologia e precisam de soluções de serviço e pontos diretos de vendas. O novo SITA Horizon E-Commerce permite que as companhias aéreas possam atender a essas demandas e irá se tornar a tecnologia preferida de distribuição direta da internet pelas companhias aéreas que utilizam o portfólio do Horizon da SITA para gestão de passageiros. As companhias aéreas terão uma relação mais próxima com seus passageiros, já que estes poderão fazer suas reservas diretamente com a empresa e não através de agências de viagens ou por Global Distribution Systems (GDSs). Além disso, as companhias aéreas poderão aumentar suas receitas através de vendas de serviços opcionais como atribuições de bagagens e assentos e também através de serviços auxiliares, assim como aluguel de carros, reservas de hotéis e seguros. O Horizont E-Commerce também permite que as companhias aéreas possam oferecer mais serviços a seus clientes e mais canais de comunicação, além de adquirir mais inteligência para entender seu próprio negócio, eficiência e redução de custos.”
Filipe Cerolim