
FOZ DO IGUAÇU – As lojas da Azul Viagens pelo Brasil cresceram significativamente em termos de vendas. De janeiro a maio deste ano o aumento foi de 55% em comparação ao mesmo período de 2024. “Se olharmos só as lojas que já estavam abertas, elas cresceram 39%. Então, é um canal que vem tendo um crescimento muito”, enfatizou Patricia Gomes.
No ano passado foram abertas 24 novas lojas em regiões que, na maioria, não existia. “Isso fez com que nós conseguíssemos estar presentes como Azul e aumentar as vendas naquela cidade, trazer mais agências cadastradas também comprando Azul e aumentar consideravelmente o volume de vendas dentro do canal lojas”.
A gerente comercial da Azul Viagens também destacou que os canais trabalham muito em conjunto e quando uma loja é aberta em uma determinada cidade, ela aumenta consideravelmente a venda de agências também. O que alguns podem pensar que é uma concorrência, mas não é: “Isso não existe. A nossa ideia em relação à expansão é até muito mais apoiar o canal Multimarcas porque ali, consequentemente, se eu tenho uma loja, eu vou ter um olhar muito mais forte da Azul, da malha em questão. Teoricamente, as pessoas daquela cidade vão procurar Azul até nas agências de viagens multimarcas que já é de confiança dela”.
“Hoje a maioria das operadoras não estão conseguindo sustentar o fretamento. Então, o produto das operadoras em relação ao aéreo acaba sendo montado de uma forma de bloqueio pensando só no que a companhia aérea tem. Então, os fretamentos não é que eles não existem, mas eles estão mais restritos. Quando falamos do modelo de dedicado, que é o nosso diferencial, é uma ótima correlação principalmente para você conseguir sustentar esse tipo de produto. Então, não adianta eu ter 10 lojas numa região e não conseguir ter a força das multimarcas, que é um potencial para conseguir ter esse volume para dar a sustentação no dedicado”, explicou Giulliana Mesquita, diretora comercial da Azul Viagens.
“A combinação desse trabalho funcionou muito bem para garantir a força dos dedicados.”
A diretora comercial também pontuou a parte mais importante do trabalho do time da Patrícia, que é o acompanhamento da maturidade da loja até a loja chegar num determinado patamar para conseguir se desenvolver sozinha.
“Da mesma forma que as agências, as lojas também tem uma clusterização. É claro que os benefícios são iguais para as lojas, mas é muito voltado para o grau de maturação daquela loja. Quando ela abre, passa seis meses, de fato, numa incubadora, sendo colocada no mundo da Azul Viagens, dos voos dedicados, mostrando os diferenciais, como ela tem que atender. Até porque a loja é uma extensão da Azul. Então, o atendimento que o cliente tem no aeroporto, no voo, ele tem que ter o mesmo na loja porque a experiência começa lá”, finalizou Patrícia.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA