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Ticket médio gasto com passagens aéreas corporativas tem queda em 2023, diz pesquisa

Eric Ribeiro Aeroporto Santos Dumond 17 Ticket médio gasto com passagens aéreas corporativas tem queda em 2023, diz pesquisa

São Paulo segue sendo o principal polo de eventos corporativos. Os voos para a capital paulista partiram, sobretudo, de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba (Eric Ribeiro/M&E)

Com quase 140 mil passagens emitidas ao longo do último ano, a traveltech Onfly detectou uma leve queda de 2,53% no ticket médio gasto com passagens aéreas para viagens corporativas: de R$ 1.895 em 2022 para R$ 1.847 em 2023. No que diz respeito às hospedagens, o ticket médio subiu de R$ 647 para R$ 724 no mesmo período, um aumento de 11,9%.

E São Paulo segue sendo o principal polo de eventos corporativos. Os voos para a capital paulista partiram, sobretudo, de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Em geral, os executivos passaram três dias na cidade de destino, média que se equipara à do ano anterior.

“Muito tem se falado do aumento das passagens aéreas, mas quando falamos de viagens a negócios, o cenário é um pouco distinto. Via de regra, os preços pagos pelas corporações costumam ser mais elevados do que a média por não existir a mesma antecedência que há quando nos programamos para as férias. Mas a leve queda nos tickets, contrastando com o aumento da estadia, nos surpreendeu”, afirma Marcelo Linhares, CEO e cofundador da Onfly.

Quase metade das passagens aéreas e reservas nos hotéis foram efetuadas com até 15 dias de antecedência. Em 2023, 23% das compras foram efetuadas entre dois e sete dias anteriores à partida e 22% entre oito e 15 dias. Em 2022, foram 26% e 24%, respectivamente. No geral, o tempo médio de antecedência na compra das passagens subiu de 19 para 22 dias. “As empresas acabaram deixando ainda mais para a última hora e, dessa vez, isso pesou mais no quesito hospedagem”, pontua Linhares.

RECORDE – Ao que tudo indica, 2023 será um ano recorde para o setor de viagens corporativas. De acordo com a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), entre janeiro e outubro, o faturamento do setor somou R$ 11,3 bilhões, montante que supera todo o ano de 2022 e se aproxima dos R$ 12,6 bilhões alcançados ao longo de 2019, pré-pandemia. A expectativa da associação é que o fechamento do ano ultrapasse a marca de R$ 13 bilhões.

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