Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Turismo em Dados

TMC’s da Abracorp faturam mais de R$ 1 bilhão em fevereiro; momento da Gol reflete share aéreo

Humberto Machado diretor executivo da Abracorp divulgacao TMC's da Abracorp faturam mais de R$ 1 bilhão em fevereiro; momento da Gol reflete share aéreo

Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp (Divulgação)

As TMCs da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas fecharam o mês de fevereiro com faturamento de R$ 67,371 milhões, 16% abaixo do registrado no mesmo mês de 2019 (antes da pandemia), com R$ 80,412 milhões, e inferior aos R$ 65,673 milhões do mesmo mês do ano passado. O faturamento total do setor em fevereiro ficou em R$ 1,027 bilhão, 13% acima de igual mês de 2023, que marcou R$ 908 milhões, e 25% acima de 2019, quando registrou R$ 819 milhões.

Por outro lado, o momento da Gol trouxe reflexos na participação das principais companhias aéreas no mercado brasileiro. Em fevereiro, segundo a entidade que acompanha mensalmente o desempenho do setor, a Latam e Azul cresceram em share, enquanto a Gol caiu. Os estudos demonstram que a Latam chegou a 36,4% no volume de bilhetes vendidos, um crescimento de quase 20% em relação ao mês de janeiro. A Gol, por outro lado, fechou fevereiro com 32,2%, recuo de 16% ante o mesmo período.

A Azul também ganhou mercado e ficou com um share de 31,3%, crescimento de 6,2% em relação a mês anterior. “Entendemos que esse movimento no mercado é reflexo direto do momento da Gol. Ainda não temos como saber se esses números se repetirão ou foram somente uma exceção”, avalia Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp.

Conforme o levantamento da entidade, houve um crescimento global de 1,4% o número de bilhetes vendidos para trechos nacionais, leve crescimento quando comparado a fevereiro de 2023. A boa novidade é a performance das viagens internacionais, que tiveram lenta recuperação no ano passado e em fevereiro último ficou 17,2% acima em relação ao mesmo período do ano passado. Os números se referem sempre ao número de bilhetes vendidos.

Nos deslocamentos aéreos apenas para eventos, a Abracorp registrou, no acumulado de janeiro e fevereiro de 2024, uma queda ainda significativa, de 65% em relação ao ano passado o período nos voos nacionais e de 78% nos internacionais.

RODOVIÁRIO – Já o setor rodoviário tem demonstrado um crescimento permanente, em função dos altos preços das passagens aéreas e a substituição pela primeira modalidade de transporte. Em fevereiro, seu faturamento chegou a R$ 4,095 milhões, frente a R$ 2,9 milhões do mesmo mês do ano passado. e muito acima de 2019, que ficou em apenas R$ 589 mil.

Receba nossas newsletters