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Veja 5 dicas para evitar problemas com a LGPD nesta Black Friday

LGPD

SVX Corporate listou cinco dicas para que as empresas evitem perdas financeiras

O Brasil terá a primeira Black Friday com a LGPD (Lei de Proteção de Dados) já em vigor. Com isso, os lojistas precisam ter atenção máxima com as normativas da nova lei, uma vez que as multas podem chegar a 2% do faturamento. Diante deste cenário novo e desafiador, a empresa SVX Corporate listou cinco dicas para que as empresas evitem perdas financeiras, danos à imagem ou outros problemas que podem ser ainda mais graves:

Uso indevido da identidade visual do e-commerce: a empresa deve criar o hábito de monitorar o uso indevido da marca na internet (sites e redes sociais). Os selos de autenticidade e conformidade do portal, como o Confiaweb, da CyberExperts, são alternativas para certificar que a página é confiável.

Uso indevido de dados pessoais para compras: é comum que, para realizar compras na internet, sejam solicitados documentos e dados pessoais para criação de cadastros. Para evitar que essas informações caiam em mãos de criminosos, o ideal é ter um sistema seguro anti-fraude ativo e atuante na revisão de integridade dos dados pessoais usados, como durante a tentativa de cadastros duplicados, informando sempre os titulares de dados.

Cancelamentos “chargebacks”: considerado um dos principais problemas do e-commerce, existem diversas situações que podem gerar um chargeback, por exemplo, quando o cliente percebe um lançamento em sua fatura de cartão de uma compra que ele não fez. Quando se tem um marketing place, a prevenção e o combate a fraudes precisam estar sempre entre as prioridades. Para minimizar os riscos, é fundamental buscar auxílio de experts no assunto para entender o contexto de cada situação e para conseguir mapear de maneira detalhista a ação de fraudadores.

Autenticação fraca: aplicar a criptografia de ponta a ponta e fornecer um suporte aos clientes que relataram um incidente com seus dados são algumas das práticas fundamentais que devem ser adotadas pelas empresas.

Transparência: é imprescindível que as empresas deixem expostos para os clientes com quais dados, qual a finalidade, se existirá compartilhamento e por quanto tempo irão reter essas informações. Também é importante alertar o comprador sobre a política/aviso de privacidade, além de detalhar os envio de mensagens ou abordagens que a empresa adota. Desta maneira, o consumidor terá ciência se uma abordagem da empresa (newsletter, whatsapp etc.) é um comunicado oficial ou tentativa de fraude. Ter um programa de privacidade e proteção de dados irá assegurar uma maior confiança para os consumidores.

“É imprescindível que os lojistas ampliem os investimentos em segurança de dados para oferecer mais tranquilidade aos clientes. Além disso, é importante entender que este é um processo minucioso e que exige um tempo de implementação já que é preciso, por exemplo, validar junto ao consumidor a sua preocupação em relação à segurança de dados, realizar uma auditoria, adquirir ferramentas que detectem vulnerabilidades no sistema da empresa, entre outros importantes pontos”, diz o CEO da SVX Corporate, Sylvio Sobreira.

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