O Centro de Turismo Alemão (DZT) acaba de anunciar a realização de mais uma edição do seu tradicional Workshop Destino Alemanha, no dia 15 de outubro. O evento, que ocorre anualmente, contará com a presença de parceiros como Lufthansa, Europcar, KD, visitBerlin, Munique, Appina Travel, Maritim, Vosaio e Miller Reisen. Além de treinamentos, o evento contará ainda com um bate-papo com a blogueira Natalie Soares, do Sundaycooks.
Com a celebração de 30 anos da queda do Muro de Berlim, em novembro, o tema será um dos pontos abordados no evento por meio da campanha “Destino Alemanha – 30 anos após a queda do Muro de Berlim”, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Turismo da Alemanha (GNTB – em inglês).
“Existe um grande interesse internacional na queda do Muro e na reunificação. Já desenvolvemos campanhas de alto impacto para aniversários anteriores que mostravam como a reunificação foi o maior impulso de todos os tempos para o setor de turismo da Alemanha. Nossa campanha de 30 anos se baseia fortemente na comunicação digital, como stories do Instagram e marketing de mídia social.”, afirma a CEO do GNTB, Petra Hedorfer.
Mercado Brasileiro
Além da celebração, o objetivo do workshop é fornecer uma visão geral representativa da oferta turística da Alemanha, que evoluiu organicamente nos últimos 30 anos e continua a crescer em popularidade entre os turistas internacionais. Famosa entre os brasileiros, em 2019 a Alemanha vem registrando crescimento no número de pernoites. De acordo com a diretora do DZT no país, Margaret Grantham, em maio o crescimento foi de 5,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto que em junho o aumento foi de 4,5%.
A cidade de Frankfurt, principal porta de entrada ao país, registrou de janeiro a junho um crescimento de 21% no número de pernoites de brasileiros em relação ao mesmo período do ano passado. Já a cosmopolita capital Berlim, no mesmo período, teve aumento de 3,5%. Munique, por sua vez, registrou de janeiro a julho pouco mais de 28 mil pernoites de turistas brasileiros, um aumento de 3,2% sobre o mesmo período do ano anterior. Isso resultou em um total superior a 76 mil pernoites, 2,7% a mais do que nos primeiros sete meses de 2018.
Visitantes brasileiros já são responsáveis por quase 11 mil pernoites mensais no destino famoso pela maior festa popular do mundo, a Oktoberfest. E os números tendem a subir, já que, partir do início de dezembro, um novo voo da Lufthansa irá ligar diretamente São Paulo a Munique.