LISBOA – Depois de lançar seu novo Plano de Marketing, durante o Visit Brasil Summit, a Embratur vai rodar os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, com o objetivo de fortalecer a promoção do país no exterior e garantir uma estratégia integrada entre os estados.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o novo plano visa criar uma identidade unificada para o turismo brasileiro, permitindo que todas as regiões do país trabalhem dentro de um mesmo conceito estratégico.
“A ideia não é a Embratur simplesmente lançar um plano e pronto. O objetivo é que os estados possam integrar seus projetos ao Plano Nacional, criando uma linha de trabalho conjunta para potencializar os resultados”, destacou Freixo.
De acordo com ele, a meta é garantir que as diretrizes estabelecidas pelo plano nacional sejam refletidas nas campanhas regionais, evitando abordagens desconectadas e fortalecendo a imagem do Brasil como um destino atrativo e diversificado.
Outro ponto-chave do plano é o investimento em inteligência de dados para embasar as ações promocionais. “Não se trata apenas de divulgar sol e praia. Estamos usando dados para entender as tendências do turismo global e ampliar a nossa abordagem, destacando cultura e natureza, que são segmentos de grande crescimento na Europa, por exemplo”, explicou Freixo.
A nova estratégia também se baseia no sucesso recente da Embratur em ampliar a presença do Brasil em feiras internacionais e fortalecer conexões aéreas. Em janeiro e fevereiro de 2025, o Brasil registrou um aumento de 57% na chegada de turistas estrangeiros em relação ao mesmo período do ano anterior, o maior crescimento do mundo no setor. “Estamos conseguindo reposicionar o Brasil no cenário turístico global, e esse plano de marketing será fundamental para consolidar essa trajetória de crescimento”, concluiu o presidente da Embratur.
* O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift.