A Malaysia Airlines foi contemplada, nesta segunda (31), com o seu mais novo Certificado de Operação Aérea (AOC, em inglês) concecido pelo Departamento de Aviação Civil da Malásia (DCA), um dia antes do relançamento oficial da companhia, marcado para esta terça-feira, dia 1º de setembro.
O AOC é o famoso “sinal verde” que a companhia precisa ter para operar voos comerciais regulares. A Malaysia Airlines System (MAS) iniciou suas operações em 1 de maio de 1947 com o nome de Malayan Airways Limited (MAL). A partir de 1971, a empresa mudou seu nome para a Malaysia Airline System Berhad (MAS).
Com um plano de recuperação intensivo iniciado em junho, fator que obrigou a companhia aérea demitir cerca de 1/3 de seus 20 mil funcionários, a Malaysian Airlines Berhad (MAB) irá representar um “duro recomeço para a companhia”, como disse o CEO Christoph Mueller. “Gostaria de salientar que não somos apenas a Malaysia Airlines em um disfarce. A MAB é fatalmente uma start-up com uma nova visão”, disse o CEO no começo deste ano.
A concessão do novo AOC fez a MAB passar por meses de testes e atividades rigorosas de auditoria, a fim de avaliar a aeronavegabilidade da companhia aérea, bem como a manutenção de aeronaves e conformidade regulamentar. “Esse certificado (AOC) é um documento que prova que nosso staff vem trabalhando duramente para cumprir todos os passos e especificações estipulados pela DCA. Estamos muitos felizes e focados com a decolagem da nova Malaysia em setembro”, disse Mueller.
O lançamento da nova Malaysia virá com um grande número de mudanças nas operações da companhia. Em particular, dois Airbus A380 foram declarados excedentes e serão colocados a venda. A perda das aeronaves consideradas superjumbo é resultado de um rebaixamento da rota Kuala Lumpur-Londres, agora operada pelo B777-300ER.
De acordo com a MAB, os passageiros poderão esperar grandes melhorias nas cabines de suas aeronaves. A Business Class nos A330s e B777s será melhorada e receberá assentos Flat Bed, algo que só está disponível atualmente na frota de A380. A companhia considera, também, a implementação de um “modular product model”, para oferecer aos consumidores melhores preços e impulsionar as vendas. Para o CEO Christoph Mueller, a MAB vai oferecer produtos básicos com regalias opcionais àqueles dispostos a desembolsar dinheiro para serviços extras.