Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

10 novidades previstas para o setor aéreo em 2024

tap divulgacao 2 e1703179061104 10 novidades previstas para o setor aéreo em 2024

A TAP Air Portugal terá 91 voos semanais entre Brasil e Portugal em 2024 (Divulgação)

O ano de 2024 só acaba de iniciar, mas já está cheio de novidades e lançamentos previstos. Para você ficar por dentro de tudo o que está por vir, neste e nos próximos anos, o MERCADO & EVENTOS fez uma seleção das dez principais novidades do setor de Aviação. Confira!

1 – TAP terá recorde histórico de voos entre Brasil e Portugal em 2024

A TAP Air Portugal terá 91 voos semanais entre Brasil e Portugal em 2024, um recorde histórico que será alcançado por conta de 11 voos extras semanais durante a alta temporada de verão europeu, a partir de 31 de março, que se somam às 80 frequências semanais operadas regularmente.

Com estas novas frequências, a companhia aérea supera o número de voos da pré-pandemia, ligando diretamente 11 das principais capitais do Brasil a Lisboa e ao Porto. Recife ganha mais três frequências semanais a partir de Lisboa, passando de sete para dez, e o Rio de Janeiro cresce de dez para doze. São Paulo, Belém, Brasília, Natal, Maceió, Porto Alegre e Salvador também terão mais um voo semanal de e para Portugal.

2 – 
Azul abrirá mais de 30 novos mercados e terá mais 2,7 mil voos extras no verão

A companhia terá mais de 2,7 mil voos no verão (entre 15 de dezembro de 2023 e 4 de fevereiro de 2024), com o Nordeste representando mais da metade destas novas operações. Do total de novas rotas, três delas, operadas pela Azul, envolvem destinos que não possuíam voos regulares até então.

São elas: Linhares-ES (Belo Horizonte-Linhares); Araxá-MG (Araxá para Uberaba-MG) e Comandatuba-BA (Comandatuba para Campinas-SP). Ao todo, a Azul será responsável por 43 rotas regulares de ida e volta. As novas operações chegarão a 17 UFs, com destaque para os estados da Bahia, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas, Paraíba e Pernambuco.

3 – South African Airways volta ao Brasil com voos diretos para Joanesburgo e Cidade do Cabo

A South African Airways voltou a ter voos diretos de São Paulo/Guarulhos para Joanesburgo, a maior cidade do país, e voos inéditos também para Cidade do Cabo, a capital da África do Sul. Desde o dia 31 de outubro, há voos inéditos para a Cidade do Cabo, destino que surpreendeu nas vendas, e desde o dia 6 de novembro, foram retomadas as operações para Joanesburgo. As conexões diretas, com 7h30 e 8h de duração, respectivamente, são operadas duas vezes na semana, com a aeronave A330-300.

4 – 
Gol anuncia expansão de oferta na Argentina e no Nordeste

A Gol terá 30% a mais de oferta para Argentina em relação a 2022. Já via Guarulhos e Galeão, serão 200 mil assentos a mais na alta temporada de verão para o Nordeste. As 33 novas rotas da Gol vão partir de 12 estados com destino a outras 15 UFs, envolvendo ligações como de Belo Horizonte (MG) para Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro (RJ); de Porto Alegre (RS) para Salvador (BA) e Vitória (ES) e de São Paulo (SP) para Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Natal (RN). Recentemente, a companhia ainda anunciou um voo sazonal entre Porto Seguro e Ezeiza/EZE, a partir do dia 16 de dezembro.

5 – Latam expande presença internacional e incrementa voos nacionais no próximo ano

A Latam começou a voar para Havana (Cuba) e Atlanta (EUA). Em dezembro, começará a voar para Aruba. E em janeiro de 2024, vai inaugurar as rotas Porto Velho-Manaus. No caso da Latam, 11 voos vão partir de 08 UFs para 4 estados: Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Os destaques abrangem rotas do Rio de Janeiro (RJ) para Manaus (AM), Natal (RN) e Recife (PE); de Sinop (MT) para São Paulo (SP); e de Porto Velho (RO) para Manaus (AM).

6 – Voepass terá novas rotas pelo país

A companhia terá aumento de frequências para Fernando de Noronha e a abertura de novas bases, em parceria com a Latam, para Mossoró (RN), Campina Grande (PB) e Juiz de Fora (MG). Já as novas rotas de ida e volta vão partir do Ceará, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Haverá ligações a destinos de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte, como de Fortaleza (CE) para Campina Grande (PB) e Mossoró (RN) e de Recife (PE) para Campina Grande (PB) e Natal (RN).

7 – JetSmart Airlines anuncia novas conexões para suas rotas internacionais no Brasil

A JetSmart Airlines anunciou novas conexões para suas rotas internacionais no Brasil, que ligarão cidades brasileiras ao Chile e ao Peru. A partir de agora, os brasileiros terão opções de voar com a companhia aérea saindo de São Paulo para Concepción via Santiago; e do Rio de Janeiro para Antofagasta, Iquique, Calama e Concepción, todos via Santiago. Há ainda rotas para Lima, no Peru, partindo do Rio de Janeiro via Santiago. Por fim, poderão viajar de Florianópolis para Concepción via Santiago.

8 – Azul anuncia voos entre Florianópolis e Montevidéu e entre Distrito Federal e Natal

A partir do dia 15 de dezembro até 18 de fevereiro de 2024, após o Carnaval, a Azul operará novos trechos que saem de Florianópolis até a capital do Uruguai, Montevidéu, e de Campinas (SP) até o balneário de Punta del Este, também no país. A companhia ainda terá voos do Distrito Federal a Natal, a partir de 16 de dezembro, com um voo semanal.

9 – Air France voará para 167 destinos no inverno europeu 2023-2024

A Air France voará para 167 destinos – 84 de longa distância e 83 de média distância durante o inverno europeu. A empresa chegará a níveis próximos do inverno europeu de 2019, com 98% da capacidade daquele ano em termos de assentos por quilômetro disponíveis em voos de longa distância. O inverno no hemisfério norte 2023-2024 contará com um aumento de 20% na capacidade para a América do Norte, em comparação com 2019.

10 – Ceará terá 13 voos extras da Azul durante o Carnaval 2024

O Ceará vai contar com 13 voos extras para o Carnaval 2024. Operados pela Azul, de Viracopos, em São Paulo, sairão dez voos com destino ao Aeroporto Pinto Martins, principal portão de entrada no estado. Já de Confins, em Minas Gerais, a Azul irá operar dois voos com destino ao aeroporto de Jericoacoara. Entre Recife e Fortaleza, a companhia irá operar um voo extra.

Receba nossas newsletters