Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Aena assume administração do aeroporto de Montes Claros (MG)

aena

O primeiro voo sob a nova gestão foi o Gol 1336. O pouso ocorreu às 2h, proveniente de São Paulo-Guarulhos (SP). A primeira decolagem foi o voo Azul 4421, às 5h49, com destino a Belo Horizonte (MG) (Divulgação/Aena)

A Aena assumiu a administração do aeroporto de Montes Claros (MG). O primeiro voo sob a nova gestão foi o Gol 1336. O pouso ocorreu às 2h, proveniente de São Paulo-Guarulhos (SP). A primeira decolagem foi o voo Azul 4421, às 5h49, com destino a Belo Horizonte (MG). O aeroporto de Montes Claros recebe voos da Azul, Gol, Latam e VoePass. As operações incluem voos para Belo Horizonte, São Paulo-Guarulhos (SP), Salvador (BA) e Porto Seguro (BA).

O terminal do norte de Minas Gerais é o terceiro mais movimentado do estado, com uma demanda crescente. Em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto mineiro recebeu 219 mil passageiros. Em 2022, a movimentação subiu para 244 mil passageiros. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 260 mil passageiros.

A Aena entrega até dezembro o anteprojeto à Anac com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026. A concessionária planeja uma ampliação que irá quase dobrar o tamanho do terminal de passageiros, passando dos atuais 2 mil metros quadrados para 3,7 mil m². A superfície disponível na área pública do terminal será 3,5 vezes maior que a atual.

A Aena ainda irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. Haverá um novo pátio de aeronaves para a aviação comercial, com quatro posições de estacionamento tipo C, além de um novo pátio para a aviação geral e uma nova pista de táxi para as aeronaves.

NO BRASIL – Atualmente, a companhia opera os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). No próximo dia 21 de novembro, assume Marabá (PA); no próximo dia 24 de novembro, assume Carajá (PA); no dia 27 de novembro, assume Santarém (PA); e no dia 30 de novembro, Altamira (PA).

Receba nossas newsletters