Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aéreas bloqueiam emissão de bilhetes por agências na Grécia

Turkish e Emirates pararam de emitir bilhetes através de operadoras e agentes de viagem na Grécia

Turkish e Emirates pararam de emitir bilhetes através de operadoras e agentes de viagem na Grécia


Diversas companhias aéreas do globo, inclusive a Emirates Airline, Qatar Airways e Turkish Airlines, estão congelando o comércio de passagens aéreas em agências de viagens na Grécia. Quem confirmou a informação foi Lysandros Tsilidis, presidente da Associação Hellenic das Agências de Viagens e Turismo da Grécia (HATTA).

“Consideramos essa decisão extremamente difícil, embora eles tenham sido nossos parceiros por anos e embora nós já tenhamos pago cerca de 82% de tudo que devemos a elas em mais esta temporada”, disse Lysandros a Reuters. O país, que sofre com uma profunda crise econômica e dívidas com o FMI, exige que todas as agências enviem os fundos para uma conta bancária semanalmente, ao invés do periodo quinzenal antes estipulado.

A IATA também já se movimentou e criou procedimentos de emergência para o sistema que serve cerca de 400 companhias aéreas. “Embora a gente entenda e simpatize com as dificuldades enfrentadas pelas agências de viagens na Grécia, esta decisão precisa ser tomada em resposta às circunstâncias que o país enfrenta atualmente”, disse um porta-voz da IATA.

Turkish Airlines e Emirates Airlines confirmaram que pararam de emitir bilhetes através de operadoras e agentes de viagem na Grécia. A Emirates, por sua vez, disse que seus clientes ainda podem reservar bilhetes para os seus voos através do seu escritório de vendas em Atenas, por telefone ou internet.

“Essas medidas serão revistas novamente de acordo com o andamento das coisas, e desde já pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado aos nossos clientes e parceiros de viagem,” afirmou a aérea com sede em Dubai, em um comunicado. A Qatar Airways, no entanto, decidiu não comentar sobre o fato.

Outras grandes companhias aéreas europeias, por outro lado, continuam comercializando bilhetes, embora os clientes com cartões bancários gregos encontrem dificuldade em pagar as companhias aéreas que processam pagamentos em outros lugares.

A low-cost irlandesa Ryanair, que normalmente vende os seus bilhetes online, disse na semana passada que iria permitir que os clientes gregos paguem suas passagens com dinheiro. O Grupo Lufthansa disse que todas suas aéreas, incluindo Austrian, Swiss e Brussels continuam vendendo bilhetes através de cartões de crédito sem nenhuma restrição. ​

Receba nossas newsletters