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Aviação / Turismo em Dados

Aéreas têm redução de reclamações e aumento na satisfação dos passageiros no 1T24

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Entre as maiores empresas nacionais, a Latam foi a empresa com menor índice de reclamações a cada 100 mil passageiros com 62,19, seguida pela Azul com 73,57 e Gol com 78,22 (Divulgação)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo do 1º trimestre de 2024, com destaque para redução nas reclamações e para o aumento na satisfação dos passageiros, que indicam avanços no setor aéreo em comparação ao ano anterior. O documento revela indicadores sobre a quantidade de reclamações de usuários e sobre o desempenho na solução de problemas, além dos principais temas reclamados no trimestre.

No período, as empresas aéreas transportaram 28,5 milhões de passageiros e receberam 20.874 reclamações. Isso representa 73,28 reclamações a cada 100 mil passageiros, indicando uma redução de 3,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho na solução de problemas, por sua vez, chegou a 85,76%, alta de 6%. A nota média de satisfação com o atendimento das empresas também melhorou, alcançando 3,62 em uma escala de 1 a 5, representando um aumento de 2,5%.

Screenshot 2024 05 14 at 17.36.57 Aéreas têm redução de reclamações e aumento na satisfação dos passageiros no 1T24

No período, as empresas aéreas transportaram 28,5 milhões de passageiros e receberam 20.874 reclamações (Divulgação)

Entre as maiores empresas nacionais, a Latam foi a empresa com menor índice de reclamações a cada 100 mil passageiros com 62,19, seguida pela Azul com 73,57 e Gol com 78,22. Já entre as maiores empresas estrangeiras, a United Airlines teve o menor índice de reclamações 40,96. Com isso, as empresas nacionais apresentam melhores índices de solução e de satisfação. Entre as estrangeiras, destaque para a TAP também nos índices de solução de problemas e de satisfação com o atendimento da empresa.

TEMAS MAIS RECLAMADOS – Os temas mais reclamados pelos consumidores foram “Alteração pela empresa aérea” (22,68%), “Alteração pelo passageiro” (16,20%) e “Reembolso” (15,52%), destacando as áreas em que as empresas precisam melhorar seus serviços e comunicação com os clientes.

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