Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aeroportos da Amazônia entram para o Conselho de Aeroportos da América Latina e Caribe

image

O novo afiliado opera sete aeroportos na região amazônica que, juntos, foram responsáveis por pouco mais de 18 mil voos no primeiro trimestre de 2022 (Reprodução)

A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia acaba de integrar-se à rede de membros aeroportuários do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe. O novo afiliado opera sete aeroportos na região amazônica que, juntos, foram responsáveis por pouco mais de 18 mil voos e movimentaram mais de 1,1 milhão de passageiros nos primeiros três meses de 2022. Os terminais aéreos estão localizados nas cidades de Manaus, Tefé, e Tabatinga, no Amazonas; Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre; Porto Velho, em Rondônia; e Boa Vista, em Roraima.

“Desde que assumimos as operações, não poupamos esforços para garantir que os aeroportos de uma região tão singular como a Amazônia operem com segurança e proporcionem aos passageiros experiências de viagem únicas. A nossa política ambiental contempla metas ambiciosas e empreendemos grandes esforços neste sentido. Para nós, conquistar essa certificação sera uma garantia de que estamos no caminho certo para contribuir com o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, destacou Karen Strougo, CEO da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia.

A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia é parte da VINCI Airports, e foi a primeira operadora aeroportuária a se comprometer, em 2016, com uma estratégia ambiental internacional global para atingir a meta de emissão líquida zero de carbon em toda a sua rede até 2050.

Para atingir tais resultados a empresa adotou a redução das emissões de carbono; diminuição do consumo de água potável; gestão de resíduos; e proteção da biodiversidade, além de trabalhar com uma equipe técnica especializada na área ambiental, que atua com a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A equipe está também trabalhando para obter a certificação do Programa Airport Carbon Accreditation (ACA) nível 1 – Mapeamento, de ACI, com previsão de auditoria para os aeroportos no início de 2023.

“É de extrema importância a adesão da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia à ACI-LAC, pelo alinhamento dos propósitos de VINCI Airports aos de nossa associação e pela relevância do trabalho que a operadora já vem desenvolvendo em benefício da sustentabilidade em todo o mundo. Implementar as melhores práticas em sustentabilidade nos aeroportos na região amazônica trará inúmeros benefícios para os passageiros, para a comunidade, para o país e para o mundo” , completou Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.

Receba nossas newsletters