Câmbio:

Idiomas:

Aeroporto de Belém bate recorde com quase 2 milhões de passageiros no 1º semestre de 2025

Com alta na movimentacao Aeroporto de Belem reforca papel estrategico no turismo da Amazonia DivulgacaoGabriel Magacho NOA Airports Aeroporto de Belém bate recorde com quase 2 milhões de passageiros no 1º semestre de 2025
Com alta na movimentação, Aeroporto de Belém reforça papel estratégico no turismo da Amazônia (Divulgação/Gabriel Magacho/ NOA Airports)

O Aeroporto Internacional de Belém encerrou o primeiro semestre de 2025 com novo recorde de movimentação: foram 1.967.313 passageiros atendidos entre janeiro e junho, em mais de 16 mil voos. O número representa aumento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando o terminal como o principal eixo aéreo da região Norte.

Sob administração da Norte da Amazônia Airports (NOA) desde setembro de 2023, o aeroporto vem acumulando resultados positivos. Em 2024, o terminal registrou sua maior movimentação anual, com 4,1 milhões de passageiros. O avanço se mantém em 2025, impulsionado por estratégias de ampliação da malha aérea, requalificação da infraestrutura e eventos de grande porte previstos para o segundo semestre.

Para Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, o desempenho reflete o posicionamento estratégico de Belém como porta de entrada para a Amazônia. “O aeroporto passou a operar com maior capacidade para atrair novas rotas. A inauguração da linha Belém-Miami, pela Gol, é um indicativo dessa nova fase”, afirmou.

As obras de modernização, iniciadas no segundo semestre de 2024, contam com investimento de R$ 450 milhões. O projeto inclui expansão da área de embarque — que passará de 1.593 m² para 4.303 m² — e reconfiguração do saguão principal, com aumento de 20% da área pública e dois novos mezaninos comerciais. Até o momento, foram inauguradas unidades da Sala VIP W Lounge e da franquia Frans Café.

A infraestrutura também foi aprimorada com novos sanitários acessíveis, áreas para famílias e fraldários. A sala de embarque internacional já opera com novo mobiliário e layout, enquanto o setor de embarque remoto teve ampliação de 214%. A modernização inclui ainda climatização, iluminação com menor consumo energético e uso de fontes renováveis.

A segurança operacional também está em expansão. Estão em andamento as obras para construção de novo pátio de aeronaves, implantação de sistemas de aproximação de precisão (PAPI) nas cabeceiras 20 e 24, e modernização do balizamento noturno. A pista de pouso e as taxiways também estão sendo restauradas.

O diretor-financeiro da NOA, Artur Costa, destaca o impacto das obras na experiência dos usuários. “A ampliação das áreas comerciais será de 45%, com nova praça de alimentação e serviços, o que reforça a proposta de elevar a qualidade e diversificação dos atendimentos no terminal”, disse.

Com a expectativa de receber milhares de visitantes durante o Círio de Nazaré e a COP30, Belém acelera os preparativos. A previsão da administradora é concluir as principais intervenções até o fim de 2025, preparando o terminal para um novo patamar de operação e projeção internacional.

Atualmente, o aeroporto opera voos regulares para 23 destinos, sendo 18 nacionais e cinco internacionais, incluindo Lisboa, Miami e Fort Lauderdale. A malha atende capitais como Brasília, São Paulo e Manaus, além de cidades estratégicas do Pará, como Santarém e Marabá.

Tópicos relacionados