
A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília colocou 90% dos trabalhadores das áreas administrativas em trabalho remoto ou flexível, por conta da pandemia, e deve seguir com esta prática em 2021. As funções operacionais, como técnicos de manutenção, fiscal de pátio, bombeiros, atendimento ao cliente, técnicos de informática e as equipes de logística de cargas, por exemplo, seguem presenciais (70% da mão de obra).
O objetivo da concessionária é evitar que os funcionários destes departamentos de suporte de gestão, se aglomerem nos escritórios do terminal aéreo. Em uma pesquisa interna realizada pela concessionária com este grupo de trabalhadores, 74% responderam que gostariam de permanecer neste tipo de modalidade de trabalho e se sentem confortáveis e mais produtivos realizando o serviço de casa. Entre as considerações elencadas pelos colaboradores, estão a economia de tempo em transporte e a qualidade de vida em poder estar mais próximo da família.
Para atender melhor os funcionários que trabalham de forma presencial e aqueles que aderiram a modalidade flexível, ou seja, que vão ao aeroporto duas ou três vezes na semana, a concessionária fez uma reforma em todas as áreas administrativas levando em consideração as novas medidas sanitárias. Outra transformação que aconteceu na pandemia foi a incorporação de tecnologias para aproximar, realizar trabalhos em equipes e melhorar a comunicação.
“Segurança é valor primordial para a Inframerica, e isso não seria diferente com a saúde dos nossos funcionários. A mesma preocupação que temos com nossos passageiros em dar conforto, adicionar tecnologia e criar um ambiente para que ele possa voar tranquilo é a preocupação que temos com o nosso maior patrimônio: nossos funcionários”, explica Diego Teixeira, gerente de Recursos Humanos da Inframerica.