SÃO PAULO – A Aena realizou, nesta quarta-feira (11), a cerimônia de pedra fundamental do início das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, após investimento de R$ 2,4 bilhões. O evento contou com a presença do presidente mundial da Aena, Maurici Lucena; Santiago Yus, presidente da Aena Brasil; Kleber Meira, diretor do Aeroporto de Congonhas; e autoridades do Estado, como ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e Tomé Franca, secretário nacional de Aviação Civil.
A apresentação revelou à imprensa presente o cronograma de todas as fases para a construção do novo terminal de passageiros, pista de taxiamento, pátio de aeronaves e novos hangares. Após a cerimônia, os convidados também puderam visitar a área da futura sala VIP de 1.000 m², que tem previsão de inauguração ainda para este ano, no final de dezembro.
“Somos perfeitamente conscientes de que esse hub é muito importante para o país, e não só para a cidade de São Paulo. Essas obras são as mais importantes que já realizamos fora da Espanha, e não só beneficiarão o aeroporto, mas também os estados e todo o país. Portanto, hoje é um dia muito importante para a Aena e para São Paulo”, afirmou Maurici Lucena.
“Recordo de 2019, com a concessão de seis aeroportos no nordeste do Brasil, que coincidiu com a pandemia de 2020, mas serviu para mostrarmos que nosso compromisso com o país, e cinco anos depois, o tráfego de passageiros mostram o êxito dos nossos serviços. Os aeroportos também sofreram diversas reformas, e acredito que poucas obras de aeroportos no mundo terão a complexidade como essa de Congonhas, muito por sua localização e importância para a conexão regional”, complementou.
Cerca de 22 milhões de passageiros viajaram em Congonhas em 2023, mas o presidente afirmou que a expectativa de 2028, ano de finalização das obras, é que o aeroporto passe a receber 30 milhões de passageiros anualmente, devido ao espaço maior, que melhorará a mobilidade dentro do aeroporto.
O investimento total de todas essas obras foi de R$ 2,4 bilhões, sendo esse valor dividido em:
- R$ 1,9 bilhão para novas edificações e pistas;
- R$ 250 milhões em equipamentos;
- R$ 70 milhões para demolições, hangares e terminal de cargas temporários;
- R$ 180 milhões em obras nos prédios e pistas atuais.
“O Brasil é um país muito cuidadoso com o patrimônio cultural, e isso traz uma complexidade para as obras, pois tomaremos para que elas sejam um encontro do passado com o futuro. O meu sentimento com essas obras é de orgulho, devido a suas dificuldades. O futuro será esplêndido”, finalizou Maurici.
Cronograma de entrega e ficha técnica do projeto
Embora a entrega esteja prevista para 2028, Kleber Meira, diretor do aeroporto, apontou que a espera para ver melhorias no aeroporto não precisa ser, necessariamente, de quatro anos, tendo em vista que algumas delas já estão sendo implementadas no local. Algumas delas, de acordo com o diretor, é o reforço na equipe de limpeza, aquisição de ônibus 100% elétricos, novos banheiros e nova área de espera para carros de aplicativo. Contudo, a obra completa já tem um cronograma separado em seis fases, confira abaixo:
Ficha técnica
- Finalização das obras: 2028
- Principais desafios: Distância de pista e táxi de decolagem; posições de parada limitadas para aeronaves maiores; pontes de embarque insuficientes; ausência de táxi de saída rápida quando opera pela cabeceira 35L; interferência de aviação executiva e comercial; espaços limitados e acessibilidade.
- Soluções e construções: Readequação das pistas de táxi; construção de uma saída rápida na 35L; novas pistas de táxi paralelas (M e N), com afastamentos adequados; adequação de via de acesso da aviação geral; nova pista de táxi dupla de acesso ao pátio de aeronaves; expansão do terminal e melhora de acessos; novas pontes de embarque; novas posições remotas; ordenamento do sítio aeroportuário; novos hangares e pátios para aviação comercial; novo terminal de cargas.
- Expectativas: Aumento da capacidade de passageiros e operacional, mantendo a quantidade atual de voos; disponibilidade para aeronaves de maior porte, como Airbus A321; maior eficiência operacional.
- Terminal de passageiros: 100 mil metros quadrados de terminal; 20 mil metros quadrados de áreas comerciais; novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108; 13 leitores automáticos de cartão de embarque; aumento para até 17 canais de inspeção; 19 novas pontes de embarque; novo píer com 33 metros de largura e 330 metros de comprimento; 10 portões de embarque remoto, um novo uso para o hangar tombado.
Cronograma de entrega
- Fase 1: duração de 16 meses (Entrega de hangares provisórios de companhias aéreas, demolições de edificações da área do pátio remoto, construção de novos terminais de cargas, intervenções nas pistas de taxiamento de aeronaves, construção de hangares definitivos)
- Fase 2: duração de 5 meses (Início da construção do píer do novo terminal e passageiros, revitalização e adaptação do hangar tombado, instalação de duas novas esteiras de bagagens)
- Fase 3: duração de 5 meses (Início da montagem de pontes de embarque do novo píer, início da montagem de novo sistema de controle e processamento de bagagens, conclusão da nova saída rápida da pista 35L, instalação de quatro novas esteiras de bagagens)
- Fase 4: duração de 5 meses (Finalização de obras no pátio remoto, instalação da sétima esteira de restituição de bagagens, finalização da ampliação da área de desembarque)
- Fase 5: duração de 6 meses (Finalização das obras do novo terminal de passageiros, entrega de 16 das 19 novas pontes de embarque, conclusão de obras no pátio do pavilhão de autoridades, finalização da repavimentação das pistas de taxiamento)
- Fase 6: duração de 6 meses e finalização do projeto (Homologação da Ana, instalação das companhias aéreas, lojas e restaurantes, início das operações do novo terminal)