Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Aeroporto de Porto Alegre tem obras de ampliação da pista finalizadas

pista aeroporto divulgacao fraport

A ampliação para 3,2 mil metros permitirá operações de carga completa a uma distância de cerca 12 mil km (Divulgação/Fraport)

A obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Porto Alegre foi concluída e homologada pelos órgãos competentes nesta quinta-feira (19), após investimento de R$ 135 milhões. A pista anterior, com 2.280m, permitia operações com alcance máximo de cerca de 9 mil km, porém com a capacidade máxima de passageiros e carga aérea limitada (75%). A ampliação para 3,2 mil metros permitirá operações de carga completa a uma distância de cerca 12 mil km.

Com a ampliação da pista, o aeroporto poderá receber aeronaves dos tipos: B747.400 – 13.450km de autonomia e peso aproximado de 397 toneladas (combinando passageiros, carga e fuselagem); B777.300ER – 11.120km de autonomia e peso aproximado de 300 toneladas (combinando passageiros, carga e fuselagem); e A330-900 – 13.334km de autonomia e peso aproximado de 251 toneladas (combinando passageiros, carga e fuselagem).

“A capacidade da pista de pouso e decolagem não foi modificada e os procedimentos para a operação segura e eficiente da infraestrutura instalada seguem, da mesma forma, os regulamentos estabelecidos. Não teremos atrasos ou outros impactos negativos na operação devido à extensão da pista”, explica Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Porto Alegre.

Detalhes da obra

As obras de ampliação da pista compreendem uma série de adaptações e projetos que vão além da extensão em si. Em dezembro de 2018, foi entregue a nova via de taxiamento (taxiway) P, o que facilitou o fluxo de aeronaves nos pátios 1 e 2.

No primeiro trimestre de 2019, foram entregues a subestação de energia 2, dedicada ao Terminal de Passageiros, a reforma da área de segurança de final de pista da cabeceira 11, e uma série de melhorias nos pavimentos de pistas de taxiamento, acostamentos, muro perimetral e instalação de novas cercas operacionais.

Em outubro de 2021, iniciaram as obras na área da Vila Nazaré. Foi instalado um muro perimetral e realizada a supressão vegetal. O local passou por duas etapas de limpeza. Foram retiradas 28.388 toneladas de dejetos ao custo de mais de R$ 4,5 milhões. Também foi construída a área de segurança de final de pista da cabeceira 29 e instalados os equipamentos de auxílio à navegação aérea.

 

Receba nossas newsletters