Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aeroporto de Salvador recebe certificação ambiental ISO 14001

Salvador Bahia Airport (Foto: divulgação/Will Recarey)

Salvador Bahia Airport (Divulgação/Will Recarey)

O Salvador Bahia Airport recebeu a certificação da ISO 14001 de reconhecimento do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Esta é a primeira vez no Brasil que um aeroporto recebe tal reconhecimento. A conquista da ISO 14001 é mais uma das metas ambientais da Vinci Airports que o Aeroporto de Salvador aconteceu antes do prazo estabelecido pela rede (2030). Isso significa que o terminal aéreo é capaz de fazer o gerenciamento do impacto ambiental de suas atividades.

“Quando assumimos o aeroporto, em 2018, iniciamos a construção do Sistema de Gestão Ambiental e a padronização dos nossos processos e procedimentos. Para a implantação do Sistema, contamos com o envolvimento de praticamente todas as áreas da empresa, por meio do alinhamento de suas atividades”, diz Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente da Vinci Airports no Brasil, administradora do aeroporto.

A rede tem o objetivo de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Outras metas devem ser cumpridas até 2030, como redução das emissões de carbono e de água em 50%. Dentre suas medidas, o Salvador Bahia Airport inaugurou em setembro do ano passado uma nova estrutura que concentra as principais iniciativas ambientais do terminal.

Entre elas estão a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a Central de Resíduos Sólidos e um Centro da Biodiversidade com mais de 600 m² – destinado ao desenvolvimento de ações de conservação de fauna e flora. O Complexo da Sustentabilidade é um espaço construído visando o alcance dos objetivos ambientais da rede Vinci Airports: preservar os recursos naturais, combater as mudanças climáticas e adotar a economia circular. O local também foi pensado para realização de atividades de educação ambiental e interação com a comunidade aeroportuária.

Receba nossas newsletters